CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

Foto: Isis Oliveira

BRT PALMAS Audiência publica
Deputada Luana Ribeiro representa Parlamento tocantinense em evento do BRT

A deputada estadual Luana Ribeiro (PR), vice-presidente da Assembleia Legislativa, representou a Casa na audiência pública para discutir o projeto do Transporte BRT (Bus Rapid Transit – veículo leve sobre pneus). Organizado pela Secretaria Municipal de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transportes, o evento ocorreu na noite dessa sexta-feira, dia 27, na Câmara Municipal de Palmas.

Luana Ribeiro avaliou o projeto como uma necessidade da capital e um sonho antigo dos palmenses. “Fico feliz em participar de mais uma etapa do BRT. Meu pai, o senador João Ribeiro (in memoriam), que foi peça fundamental nesse projeto, chegou a debatê-lo no Congresso e conseguiu alocar recursos. Além disso, acredito que a mobilidade urbana seja importante ao desenvolvimento da cidade”, destacou.

Para o prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PP), o BRT virá para integrar Palmas e gerar oportunidades. “É mais do que um sonho, pois teremos também um impacto econômico e de crescimento, que possibilitará unir a cidade de norte a sul”, disse. Segundo o gestor, a parte de infraestrutura será iniciada em breve.

Diversas autoridades compuseram a mesa de honra, entre elas o presidente da Câmara, vereador Rogério Freitas (PMDB), o presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (IMPUP), Luiz Masaru Hayakawa, e o procurador-geral do município, Públio Borges.

Licitação

O foco da audiência pública foi basicamente o edital de licitação do BRT. Já adotado em outros projetos, a exemplo das Olimpíadas, será no Regime Diferenciado de Contratação (RDC). A contrapartida da prefeitura na obra é de R$ 8 milhões.

De acordo com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, o projeto divide-se em duas partes – Palmas Centro e Palmas Sul – e consiste na implantação de uma sistemática de transporte com operação regulada por sistema de planejamento, gestão e controle operacional inteligente. Circulará em faixa exclusiva e segregada, por estações localizadas nos canteiros centrais das avenidas, com embarque em nível e pagamento antecipado nas estações.

EditalO edital, que será lançado em breve, contempla o BRT Palmas Sul, composto por regularização ambiental, implantação de 18 estações de passagem, um Terminal Urbano em Taquaralto e um Terminal Metropolitano entre as avenidas LO-27 e NS-10, próximas da rodoviária. Com extensão total de 15,45 km, serão executados ainda 2,7 km de abertura de via com faixa exclusiva na avenida NS-10, ligando o Terminal Metropolitano ao corredor BRT. (Assessoria da deputada- Jornalista Glês Nascimento)


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

Diario dotocantins 240x240

diario to

ferpam 240x82

durax 240x72

pub diario folha da cidade 270 340

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.