CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

301570_1000.jpg

A secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Meire Carreira, participa de reunião da Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Floresta (GCF), que acontece nesta quarta-feira, 31, e na quinta-feira, 1º de setembro, em Jalisco, no México. Simultaneamente, ocorre ainda a 2ª Cúpula das Américas para Mudanças Climáticas, que reúne 23 países, um total de 350 participantes.                                      

O governador de Jalisco, Jorge Aristóteles Sandoval Diaz, que preside a GCF em 2016, abriu o evento, que segundo Meire Carreira, é uma grande oportunidade de trocar experiências e estabelecer cooperações. “Em nível regional e local, é que estão as oportunidades de implementação de ações que venham contribuir com o combate da mudança do clima, e aqui se reúnem lideranças de governos de vários países que estão engajados em realizar políticas públicas voltadas para a redução do desmatamento e o investimento em energias limpas”, ressaltou.

Meire pontua ainda que “por meio da agenda ambiental, o Governo do Tocantins está impulsionando acordos bilaterais para fazer frente às mudanças climáticas e essa reunião do GCF e a participação na Cúpula das Américas é um ambiente que favorece esses acordos e parcerias”.

Tocantins

O Governo do Tocantins tem estabelecido, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), ações em prol do controle do desmatamento ilegal e da geração de energias limpas. Entre essas ações, está o investimento na criação da Política Estadual de Serviços Ambientais, de Pagamentos por Serviços Ambientais e da Política Estadual de Mudanças Climáticas do Estado do Tocantins, que devem normatizar a gestão dos serviços ambientais e, desta forma, contribuir para a diminuição do desmatamento, estimular a conservação dos ecossistemas e a redução de emissões de gases de efeito estufa.

A implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), como ferramenta de controle do desmatamento, também é uma das ações que receberam investimento. O Tocantins já conta com mais de 50% de área cadastrada e continua trabalhando para aumentar esse número.

Além destas ações, o Governo do Estado incentiva a geração e o uso de energia solar em áreas urbanas e rurais por meio da isenção do ICMS em 25% sobre a energia gerada com o sistema solar fotovoltaico. O incentivo ocorre por meio do Programa Pro Solar, gerido pela Semarh.

ASCOM 


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

300x250 1

Banners Sites 240x240

ferpam 240x82

ENERGISA BANNER SETEMBRO

durax 240x72

pub diario folha da cidade 270 340

PROMOVA SEU NEGÓCIO

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.