CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

301570_1000.jpg

A secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Meire Carreira, participa de reunião da Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Floresta (GCF), que acontece nesta quarta-feira, 31, e na quinta-feira, 1º de setembro, em Jalisco, no México. Simultaneamente, ocorre ainda a 2ª Cúpula das Américas para Mudanças Climáticas, que reúne 23 países, um total de 350 participantes.                                      

O governador de Jalisco, Jorge Aristóteles Sandoval Diaz, que preside a GCF em 2016, abriu o evento, que segundo Meire Carreira, é uma grande oportunidade de trocar experiências e estabelecer cooperações. “Em nível regional e local, é que estão as oportunidades de implementação de ações que venham contribuir com o combate da mudança do clima, e aqui se reúnem lideranças de governos de vários países que estão engajados em realizar políticas públicas voltadas para a redução do desmatamento e o investimento em energias limpas”, ressaltou.

Meire pontua ainda que “por meio da agenda ambiental, o Governo do Tocantins está impulsionando acordos bilaterais para fazer frente às mudanças climáticas e essa reunião do GCF e a participação na Cúpula das Américas é um ambiente que favorece esses acordos e parcerias”.

Tocantins

O Governo do Tocantins tem estabelecido, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), ações em prol do controle do desmatamento ilegal e da geração de energias limpas. Entre essas ações, está o investimento na criação da Política Estadual de Serviços Ambientais, de Pagamentos por Serviços Ambientais e da Política Estadual de Mudanças Climáticas do Estado do Tocantins, que devem normatizar a gestão dos serviços ambientais e, desta forma, contribuir para a diminuição do desmatamento, estimular a conservação dos ecossistemas e a redução de emissões de gases de efeito estufa.

A implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), como ferramenta de controle do desmatamento, também é uma das ações que receberam investimento. O Tocantins já conta com mais de 50% de área cadastrada e continua trabalhando para aumentar esse número.

Além destas ações, o Governo do Estado incentiva a geração e o uso de energia solar em áreas urbanas e rurais por meio da isenção do ICMS em 25% sobre a energia gerada com o sistema solar fotovoltaico. O incentivo ocorre por meio do Programa Pro Solar, gerido pela Semarh.

ASCOM 


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

Web Banner 240x240px Palmas Saude

ferpam 240x82

ENERGISA BANNER SETEMBRO

durax 240x72

pub diario folha da cidade 270 340

PROMOVA SEU NEGÓCIO

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.