CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

Três estudantes da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e um do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ulbra) venceram a etapa estadual e representaram o Tocantins na fase nacional do Desafio Universitário Empreendedor (DUE), evento organizado pelo Sebrae. Juntos, eles desenvolveram o projeto Ajudativa, ferramenta inspirada em causas sociais, ambientais e humanitárias.

Com o slogan “"Direcionando recursos a quem mais precisa", os empreendedores sociais produziram uma plataforma de uso simples e prático (aplicativo e site) com o objetivo de unir instituições e fundações sem fins lucrativos a toda e qualquer pessoa que se disponibilize a ajudar com a causa, seja em forma de trabalho voluntário, ou de doações.

A atribuição das instituições seria publicar suas campanhas no Ajudativa que captaria voluntários e doadores engajados na causa. Essa captação de recursos ocorreria segundo um sistema de financiamento coletivo conhecido como crowdfunding, no qual o Ajudativa captaria doações de todo o Brasil, repassando às respectivas instituições cobrando uma taxa simbólica de 6,5% para cada financiamento para manutenção da plataforma e futuras expansões (o valor de mercado é de 8%).

Os estudantes apostaram em uma "rede social do bem". “Em tudo que fazemos com o Ajudativa acreditamos que podemos tornar o mundo um local mais solidário, uma grande coletividade. A maneira com que pretendemos fazer isso se tornar realidade é dando às pessoas uma ferramenta para serem cidadãos e seres humanos exemplares e ainda incentivar todos ao seu redor”, explicou o estudante de Arquitetura e Urbanismo da UFT, João Filipe Becker.

Para Mateus Silva Farias Lamas, estudante de Engenharia Elétrica da UFT, quando eles foram a campo puderam perceber que o projeto vai muito mais além da ideia inicial. “Nós já estamos realizando trabalhos voluntários com o Hospital Infantil de Palmas e com os Vicentinos (SSVP), com o objetivo de inspirar nossos seguidores e dar o exemplo, atraindo mais pessoas para nossa causa”, conta.

Toda a etapa de planejamento de funcionalidades já foi concluída. Resta apenas o desenvolvimento do site e aplicativo, que por razões contratuais ainda não foi concluída. A equipe pretende fechar o contrato com o Sebrae, através do programa de aceleração Sebrae Tech, que poderá garantir um trabalho de qualidade e com um bom desconto no valor de desenvolvimento. Após assinar o contrato, o site e aplicativo devem estar prontos dentro de dois meses. Pretendem lançar a plataforma para Android e IOS.

Todos UFT: “Acreditamos que é na universidade que separamos os homens dos meninos, pois é aqui que passamos a ter total responsabilidade por nossas decisões e trilhamos nossos caminhos no mundo acadêmico. Na UFT não poderia ser diferente, pois a cada dia estamos mais próximos do mercado de trabalho e da vida real e ao avançar em nossos respectivos cursos sentimos na pele o amadurecimento que a UFT nos proporcionou, não apenas como acadêmicos, mas como futuros profissionais”, ressaltou o estudante João Becker, um dos idealizadores do projeto.

A equipe é formada por João Filipe Becker, estudante do 7º período de Arquitetura da UFT; Mateus Silva Farias Lamas, estudante do 6º período de Engenharia Elétrica da UFT; Daniel Marlon Felix Siqueira, estudante de Engenharia Ambiental, ingresso em Agosto (2016.1) na UFT e Ivo Oliveira Silva, estudante do 7º período de Engenharia Civil do Ceulp Ulbra.


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

durax 240x72

banner 300x250

ferpam 240x82

ENERGISA BANNER SETEMBRO

pub diario folha da cidade 270 340

PROMOVA SEU NEGÓCIO

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.