CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

Vacinação Fotos Maradona 1

A campanha nacional de multivacinação acontece de 19 a 30 de setembro

A campanha nacional de multivacinação se inicia na próxima semana e, por isso, a Secretaria de Estado da Saúde realiza a partir do dia 13, reunião com técnicos de sala de vacina e enfermeiros dos 139 municípios para articular estratégias de busca ativa do maior número possível de crianças com cartão de vacinas atrasado. Em Palmas, a reunião acontece no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), às 8h30.

Participam representantes de 80 municípios do Centro-Sul do Estado. Outra reunião acontece simultaneamente em Araguaína para orientar os profissionais dos municípios da Região Norte do Tocantins.

Na ocasião, serão repassadas orientações sobre como a campanha será realizada em todo o Estado, sobre análise de cobertura vacinal e informações sobre algumas doenças.

Atualização vacinal

A campanha de multivacinação vai atender prioritariamente crianças com cartão de vacinas atrasado. Os grupos prioritários são crianças menores de cinco anos, crianças com 9 anos e adolescentes de dez a 14 anos.

A enfermeira da Gerência de Imunização do Estado, Greicy Rivello, explica que não há uma estimativa de quantas crianças devam ser vacinadas nesta campanha. “A campanha é voltada para atender aos menores de cinco anos com algum esquema vacinal atrasado. Sobre as meninas de 9 a 14 anos, o foco será iniciar ou atualizar o esquema vacinal contra o HPV”, explica.

Ainda de acordo com a enfermeira, na reunião serão dadas as orientações para estimular a busca ativa pelas crianças com uma ou mais vacinas em atraso e orientar os pais sobre a importância do cumprimento das datas programadas e de reforços no cartão de vacinação.

Campanha

A campanha nacional de multivacinação acontece de 19 a 30 de setembro. Além disso, para os pais que não podem se deslocar até o posto de saúde com os filhos durante a semana, o sábado, 24, será o dia D da campanha, quando os postos funcionarão em todo o Estado das 8 às 17 horas. “Aos pais, nossa orientação é que levem seus filhos no posto de saúde mais próximo e apresentem o cartão de vacinas para verificar se a criança está com algum esquema atrasado”, reforçou Greicy Rivello.

Juliana Matos/Governo do Tocantins



O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

durax 240x72

assembrleia 240

ferpam 240x82

ENERGISA BANNER SETEMBRO

pub diario folha da cidade 270 340

PROMOVA SEU NEGÓCIO

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.