CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

340365 1000Reunião em Gurupi, para discutirem a execução do Projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural para Médios Produtores Alaides Cardoso/Governo do Tocantins

Técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) participaram nessa quarta-feira, 26, de uma reunião, realizada na regional do órgão em Gurupi, para discutirem a execução do Projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural para Médios Produtores (Ater para Médios).

Durante o encontro foi apresentado toda a descrição do projeto, como as metodologias e estratégias de execução, área de abrangência, descrição do público que será atendido, metas e cronograma de ações.

De acordo com Delmácio Antunes, engenheiro agrônomo e um dos coordenadores da ação, o objetivo é prestar assistência técnica a 400 médios produtores rurais do Estado, com foco na gestão da propriedade e desenvolvimento tecnológico das cadeias produtivas de pecuária de corte e mista, culturas anuais (arroz, feijão e mandioca) e fruticultura irrigada.

“A intenção é promover o crescimento do produtor, mas o Ruraltins com essa ação vai crescer também. Para o órgão, esse projeto vai ampliar a visão da instituição. O número de produtores é considerado pequeno, porém é o que órgão pode neste primeiro momento atender, e prestar uma assistência técnica de qualidade. O nosso resultado é fazer a agricultura melhorar”, disse o agrônomo.

Lara Neiva, engenheira agrícola e integrante da equipe, acrescenta que o projeto tem duração de 24 meses, realizado em 32 municípios. “Cerca de 50 técnicos foram selecionados para prestar assistência técnica aos médios produtores, que serão atendidos por meio de acompanhamento direto, cursos, intercâmbios, dias de campo, encontros e seminários”, disse a engenheira.

O supervisor Regional do Ruraltins em Gurupi, Ribanês de Sousa, destacou a importância da iniciativa para o órgão, frisando a responsabilidade e o empenho da equipe que irá executar a ação. “Como é o primeiro projeto voltado a esse público, se torna também uma oportunidade para mostrar todo o nosso potencial. É uma grande responsabilidade, e para o bom andamento da proposta é necessário trabalhar de forma integrada”, disse o supervisor.

Há 22 anos com técnico do Ruraltins, Francismar Rodrigues Gama, é um dos extensionistas que irá atuar no Ater para Médios, em Formoso do Araguaia. Ele afirma que a ação é interessante, pois, vem promover uma integração do técnico com esse público, e segundo ele, é um público mais exigente e mais qualificado. “Vamos procurar desenvolver um trabalho que possa contribuir para melhorar as atividades desses produtores, e consequentemente, promover a melhoria na renda e na economia do Estado”, disse o extensionista.

A mesma reunião ocorre nas regionais de Porto Nacional, na segunda-feira, 24, e em Paraíso, na terça-feira, 25. Os próximos encontros serão realizados no mês de maio, em Miracema, no dia 03, Araguaína, dia 04, e encerrando em Taguatinga, no dia 18.

Municípios contemplados

O projeto é desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, em parceria com o Ministério da Agricultora da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e tem duração de dois anos, com recursos no valor de R$ 861.639,32.

Os municípios contemplados são: Goiatins, Paranã, Rio Sono, Monte do Carmo, Dois Irmãos do Tocantins, Dueré, Araguaçu, Pium, Palmeirante, Arraias, Lizarda, Natividade, Jaú do Tocantins, Ponte Alta do Tocantins, Peixe, Formoso do Araguaia, Paraíso do Tocantins, Miracema do Tocantins, Gurupi, Guaraí, Taguatinga, Dianópolis, Palmas, Porto Nacional, Araguaína, Colinas do Tocantins, Babaçulandia, Wanderlândia, Couto Magalhães, Brejinho de Nazaré, Goianorte, Maurilândia do Tocantins.

Alaides Cardoso/Governo do Tocantins


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

durax 240x72

banner 300x250

ferpam 240x82

ENERGISA BANNER SETEMBRO

pub diario folha da cidade 270 340

PROMOVA SEU NEGÓCIO

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.