CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

288836_700x450.jpg

O presidente do Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), Júlio César Machado, e o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Tocantins (Anoreg/TO),Valdiram Cassimiro, junto com os técnicos e advogados do Itertins, estiveram reunidos para abordarem sobre a retificação administrativa de imóveis rurais. Durante o encontro, nessa segunda-feira, 13, foi estabelecido um padrão de procedimentos de respostas do Itertins nos processos de retificação de matrícula do imóvel rural.

A retificação de área de um imóvel é um procedimento que permite a correção de seu registro ou averbação. Antigamente, a retificação só era possível via procedimento judicial, em um processo longo e demorado. Atualmente, com a nova lei, isto não é necessário, tudo ficou muito mais simples. O presidente do Itertins ressaltou que “vamos agir o mais rápido possível, efetivando, os trabalhos, com rígido respeito à vigência da legislação”, adiantou Júlio César.

Com a modificação dos artigos 212 e 213 da Lei n° 6.015/73, novos procedimentos foram adotados, possibilitando aos proprietários de imóveis, cujas certidões contêm erros, regularizar sua situação perante o próprio Cartório. Assim, o próprio oficial do Registro pode promover a retificação a pedido do interessado ou de ofício, ou seja, por iniciativa própria, independentemente de solicitação. Convém lembrar que tal procedimento, entretanto, não afasta a atuação do Poder Judiciário que poderá intervir a qualquer momento, se for requerido.

Segundo o presidente da Anoreg/TO, Valdiram Cassimiro, este procedimento regula a matrícula do imóvel rural. “Quando o cartório solicita a matrícula do imóvel, em muitos casos, é necessário ouvir o Itertins, pois precisa saber se está afetando o patrimônio do estado”, ressaltou.

ASCOM


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

durax 240x72

banner 300x250

ferpam 240x82

ENERGISA BANNER SETEMBRO

pub diario folha da cidade 270 340

PROMOVA SEU NEGÓCIO

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.