CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

Foto Koró Rocha O presidente da Assembleia, Mauro Carlesse (PHS), quer que o governo mantenha a isenção de do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de grãos produzidos no Tocantins para exportação. O pedido foi apresentado na sessão desta terça-feira, 25, por meio de requerimento.Foto Koró Rocha
Segundo o parlamentar, esta é uma demanda dos produtores rurais tocantinenses, sobretudo os de soja. “Eles estão preocupados com a possibilidade da tributação de grãos para exportação, por parte do Estado. Consideramos ilegal a cobrança, porque contraria previsão constitucional, regulamentada pela Lei Kandir, segundo as quais esses produtos, destinados à exportação, não serão taxados com o ICMS”, explicou.

Ao tomar conhecimento do requerimento apresentado por Carlesse, o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Tocantins (Aprosoja), Ruben Ritter, parabenizou o deputado pela iniciativa e confirmou que realmente, de vez em quando, o governo do Estado tenta mudar a lei.

Caso isso venha a acontecer, diz ele, poderia prejudicar a competitividade da produção de grãos tocantinense. “Há uma ideia equivocada segundo a qual [o produtor de grãos] não paga impostos. Na verdade, nós já pagamos uma série de impostos, embutidos no preço dos defensivos agrícolas, diesel e maquinários, por exemplo.”

Lei Kandir

Carlesse lembra que a Lei Complementar nº 87/1986 (Lei Kandir) garante isenção de cobrança de ICMS para exportação de soja trouxe significativas alterações na cobrança do tributo. “Talvez a mais importante tenha sido a completa desoneração das operações que destinassem mercadorias ao exterior, alcançando inclusive produtos primários e industrializados semielaborados”, concluiu.

Outros requerimentos

Além desta solicitação do presidente, os parlamentares apresentaram na sessão desta terça-feira 18 requerimentos, com prazo normal de tramitação, e aprovaram a urgência de outros sete, que entrarão na Ordem do Dia desta quarta-feira, 26.


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

Diario dotocantins 240x240

diario to

ferpam 240x82

durax 240x72

pub diario folha da cidade 270 340

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.