CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

atm abrincPresidente da ATM, Jairo Mariano, afirma que gestores estão empenhados com a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes

Oitenta e sete municípios tocantinenses aderiram ao Programa Prefeito Amigo da Criança, projeto que busca mobilizar e apoiar tecnicamente as gestões na implementação de ações e políticas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e adolescentes. O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, comemorou o aumento de adesões ao programa, durante discurso no Seminário “Um município para Crianças e Adolescente”, realizado nesta quarta-feira, 27, em Palmas.

“Agradecemos imensamente a oportunidade dada pela Fundação Abrinq aos Municípios, no sentido de dinamizar a sistemática de trabalho das prefeituras na execução de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento de crianças e adolescentes. O grande número de adesões reflete a realidade de muitos municípios diante da escassez de recursos”, explica Jairo Mariano. Na primeira edição do programa, no quadriênio (1997/2000), apenas seis municípios participaram. Já nesta sexta edição (2017/2020), o número de adesões chega a 87 prefeituras cadastradas.

A coordenadora nacional do Programa Prefeito Amigo da Criança da Fundação Abrinq, Jenifer Caroline Luiz, revela a triste realidade de financiamento de ações ligadas ao desenvolvimento de crianças e adolescentes. “Os municípios menores são os que menos têm acesso aos recursos federais para a execução de políticas públicas voltadas a esses públicos. Muitas cidades ficam dependendo de emendas parlamentares para a realização de ações, porém com baixa capacidade de investimento”, explica.

Entenda o programa

Ao longo dos quatro anos da gestão municipal, o Programa oferece subsídios técnicos e recomendações, bem como promove seminários que possibilitam o diálogo, a troca de experiências e a disseminação de conhecimentos úteis à construção ou à consolidação de políticas públicas voltadas à melhoria das condições de vida de crianças e adolescentes. Ao final da gestão, são avaliados os resultados obtidos pelos municípios, por meio de uma avaliação técnica e política, concedendo aos prefeitos que impulsionaram avanços nas linhas de ação propostas, o Reconhecimento Pleno da Fundação Abrinq de Prefeitos Amigos da Criança.


Associação Tocantinense de Municípios - ATM
Av. Teotônio Segurado, 301 N, ACSU NO 40, Cj. 01, Lt 09 - Plano Dir. Norte - Palmas


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

durax 240x72

banner 300x250

ferpam 240x82

ENERGISA BANNER SETEMBRO

pub diario folha da cidade 270 340

PROMOVA SEU NEGÓCIO

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.