CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

298292_1000.jpg

Na quarta e última etapa do Protocolo do Fogo, técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) estarão visitando municípios no interior do Tocantins para realizarem a implementação do programa. A ação inicia nesta segunda-feira, 15, e segue até o próximo dia 19, em uma parceria com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

O acordo, assinado entre os municípios e Governo do Tocantins, tem como objetivo executar ações de controle e combate às queimadas antes e durante o período de estiagem. Nesta quarta etapa, aderem cinco cidades: Almas, Marianópolis, Jaú do Tocantins, Aliança do Tocantins e Palmeirante.

O gerente de Educação Ambiental da Semarh, Ricardo Mendes, explica que, nas três primeiras etapas, 15 municípios assinaram o Protocolo do Fogo. “Além disso, capacitamos técnicos de 11 prefeituras com o objetivo de que eles realizem as ações, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente”, afirmou.  O programa foca nas cidades que mais sofrem com as queimadas no período de seca.

O Governo do Tocantins, em uma ação interinstitucional, desenvolve desde 2005 ações de conscientização de implantação e acompanhamento de Protocolos Municipais de Controle e Uso do Fogo, com o intuito de aprimorar a qualidade ambiental dos municípios contemplados.

Objetivos

O Protocolo do Fogo é desenvolvido, por meio de acordos firmados com as prefeituras, órgãos governamentais e não governamentais, escolas, produtores rurais e representantes da sociedade, que se comprometem, voluntariamente, a contribuir com a redução de queimadas em seus municípios, que causam danos à saúde humana e ao meio ambiente.

As ações realizadas buscam o comprometimento do poder público municipal, do setor privado e de toda a sociedade civil articulada em relação às ações de educação ambiental de prevenção, controle do uso do fogo e combate às queimadas e aosincêndios florestais.

ASCOM 


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

durax 240x72

OUTUBRO 6

ferpam 240x82

ENERGISA BANNER SETEMBRO

pub diario folha da cidade 270 340

PROMOVA SEU NEGÓCIO

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.