CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

298292_1000.jpg

Na quarta e última etapa do Protocolo do Fogo, técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) estarão visitando municípios no interior do Tocantins para realizarem a implementação do programa. A ação inicia nesta segunda-feira, 15, e segue até o próximo dia 19, em uma parceria com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

O acordo, assinado entre os municípios e Governo do Tocantins, tem como objetivo executar ações de controle e combate às queimadas antes e durante o período de estiagem. Nesta quarta etapa, aderem cinco cidades: Almas, Marianópolis, Jaú do Tocantins, Aliança do Tocantins e Palmeirante.

O gerente de Educação Ambiental da Semarh, Ricardo Mendes, explica que, nas três primeiras etapas, 15 municípios assinaram o Protocolo do Fogo. “Além disso, capacitamos técnicos de 11 prefeituras com o objetivo de que eles realizem as ações, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente”, afirmou.  O programa foca nas cidades que mais sofrem com as queimadas no período de seca.

O Governo do Tocantins, em uma ação interinstitucional, desenvolve desde 2005 ações de conscientização de implantação e acompanhamento de Protocolos Municipais de Controle e Uso do Fogo, com o intuito de aprimorar a qualidade ambiental dos municípios contemplados.

Objetivos

O Protocolo do Fogo é desenvolvido, por meio de acordos firmados com as prefeituras, órgãos governamentais e não governamentais, escolas, produtores rurais e representantes da sociedade, que se comprometem, voluntariamente, a contribuir com a redução de queimadas em seus municípios, que causam danos à saúde humana e ao meio ambiente.

As ações realizadas buscam o comprometimento do poder público municipal, do setor privado e de toda a sociedade civil articulada em relação às ações de educação ambiental de prevenção, controle do uso do fogo e combate às queimadas e aosincêndios florestais.

ASCOM 


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

durax 240x72

assembrleia 240

ferpam 240x82

ENERGISA BANNER SETEMBRO

pub diario folha da cidade 270 340

PROMOVA SEU NEGÓCIO

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.