CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

FAET SENAR

Motivados a investir e ampliar a produção de grãos no Tocantins, os produtores rurais do Estado tiveram à disposição as tecnologias de baixa emissão de carbono difundidas pelo Projeto ABC Cerrado para realizar esse desafio através dos seminários de sensibilização, realizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) nos municípios de Gurupi, no dia 19 deste mês; Porto Nacional, dia 20; Pedro Afonso, dia 26 e Araguaína, no último dia 27.

Os eventos são realizados nos municípios considerados chave para o Projeto ABC Cerrado. A pauta da programação incluiu a apresentação do projeto, a desmistificação dos conceitos e a aplicabilidade das tecnologias de baixa emissão de carbono, além das vantagens e resultados dessa aplicação. Nos encontros também foram debatidas as tecnologias que serão trabalhadas: Sistema Plantio Direto (SPD), Recuperação de Pastagens Degradadas (RPD), Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF) e Floresta Plantada (FP).

“As tecnologias do Projeto ABC Cerrado, como a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), atendem a tendência do Estado de uma agricultura voltada para a produção de grãos. Elas vão viabilizar a intensificação da produção nas mesmas áreas e a diminuição da pressão sobre as florestas, algo fundamental para o desenvolvimento dessa nova fronteira agrícola do País, onde o Tocantins está localizado”, declara o coordenador técnico do Projeto ABC Cerrado, Igor Orígenes Moreira Borges, que foi um dos palestrantes do evento.
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (FAET/SENAR-TO), Paulo Carneiro, também defende que o produtor rural é fundamental para o sucesso da agricultura de baixo carbono. Ele acredita que o conhecimento e o preparo proporcionados serão motivadores para a adesão no Estado, que tem grande potencial nas áreas de soja, pecuária e piscicultura.
“O produtor é o alvo. Estamos dando as ferramentas, mas é ele quem vai participar dos treinamentos e colocar em prática. No ano passado, o PIB agropecuário do Estado cresceu 14%. Estamos em plena expansão da área rural e, além disso, estamos inseridos no Matopiba. O Projeto ABC Cerrado terá grande participação e veremos o seu sucesso à medida que os produtores conhecerem as tecnologias”, declara.

Apoio na produção de grãos

Segundo o coordenador regional do Projeto ABC Cerrado, Darlúcio Veras Parrião, a previsão é que 1.960 produtores sejam capacitados e 300 recebam assistência técnica no Tocantins. Segundo ele, três tecnologias de baixo carbono deverão ter grande aceitação e serão essenciais para contribuir com o objetivo de aumentar a produção de grãos no Estado: a ILPF, o sistema plantio direto e a recuperação de pastagens.

Projeto ABC Cerrado

Ação conjunta do SENAR, do Ministério da Agricultura e da Embrapa, o Projeto ABC Cerrado difunde e incentiva a adoção de práticas sustentáveis para a redução das emissões de gases de efeito estufa e sensibiliza o produtor para que ele invista na sua propriedade de forma a ter retorno econômico mantendo o meio ambiente preservado. O SENAR é responsável pela formação profissional dos produtores nas tecnologias e pela assistência técnica e gerencial de propriedades rurais, com recursos do Programa de Investimentos em Florestas (FIP, sigla em inglês) – administrados pelo Banco Mundial, que doou US$ 10,6 milhões para a execução do projeto.

O ABC Cerrado vai atender oito Estados do Bioma Cerrado (Tocantins, Goiás, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Bahia, Piauí, Minas Gerais e o Distrito Federal), num período de três anos, com a promoção de quatro processos tecnológicos: recuperação de pastagens degradadas, integração lavoura-pecuária-floresta, sistema plantio direto e florestas plantadas. Ao todo, 12 mil produtores rurais vão receber capacitação e, desse total, 1.600 propriedades - nos Estados de Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Mato Grosso do Sul - receberão, também, assistência técnica.


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

Web Banner Super Liga da Energia 240x240px Energisa

Mídias Sites 240x240

ferpam 240x82

diario do tocantins OBRAS PELA CIDADE 240x570 1

durax 240x72

pub diario folha da cidade 270 340

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.