CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

 

janot

O Ministério Público Federal, por meio da Procuradoria-Geral da República, expediu, no último dia 30, parecer favorável à ação direta de inconstitucionalidade (ADI) contra o decreto 5.194/2015 do governo do Estado do Tocantins, que suspendeu os efeitos financeiros da Lei 2.853 do cargo de Delegado de Polícia do estado do Tocantins.

No parecer, o procurador Rodrigo Janot explica que “não pode o Chefe do Poder Executivo valer-se de decreto para subtrair efeitos financeiros de uma lei”. O Parecer apresenta ainda que o decreto editado pelo governo do Estado do Tocantins sustou os efeitos da lei 2.853/2014, que previa a alteração da tabela de subsídios do cargo de Delegado de Polícia Civil, desdobrando gravemente da “harmonia entre os poderes e usurpou competência deferida constitucionalmente ao Supremo Tribunal Federal e aos tribunais de justiça”. Agora, a ADI vai para votação no Supremo Tribunal Federal.

A Presidente do Sindepol-TO, Cinthia Paula de Lima, ressaltou que está confiante que a decisão será favorável e que o parecer da Procuradoria Geral da República, pela procedência do pedido, aumenta a nossa confiança, pois é de grande relevância a resolução da situação jurídica atual que aflige a categoria dos Delegados de Polícia do Tocantins.

Entenda o decreto

No dia 11 de fevereiro de 2015, o governo do estado editou alguns decretos revogando e suspendendo direitos concedidos aos servidores públicos no ano de 2014. Dentre eles, estão as suspensões das Leis 2.853/2014, que previa a alteração da tabela de subsídios do cargo de Delegado de Polícia Civil, e 2.882/2014, que dispunha sobre a revisão geral anual da remuneração da categoria, no índice de 10,8% referente ao período de outubro de 2012 a abril de 2014. Estes são os principais pontos que geram insatisfação da categoria.

De : Comunicação Sindepol-to

Foto:blogdafloresta.com.br


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

Diario dotocantins 240x240

diario to

ferpam 240x82

durax 240x72

pub diario folha da cidade 270 340

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.