CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

DSC 0063

O deputado estadual Paulo Mourão (PT), esteve na manhã do dia 27, em audiência com a secretária estadual da Educação Wanessa Sechim, para levar ao conhecimento dela o requerimento apresentado por ele, em regime de urgência na Assembleia Legislativa, propondo ao governo do Estado a criação do Curso Estadual Pré-Vestibular Gratuito, para alunos da rede pública estadual de ensino.

O parlamentar explicou para a secretária a necessidade da criação do cursinho, como forma de resgatar muitos jovens que abandonaram seus estudos, após encerrarem o ensino médio, por falta de oportunidade em prosseguir na busca pelo ingresso no ensino superior. Paulo Mourão pediu o apoio da Secretária para que o projeto seja implantado.

“Hoje muitos jovens de famílias humildes têm deixado de cursar o ensino superior, por falta de oportunidade. Nota-se que cada vez mais o acesso ao ensino superior está ficando mais difícil para esses jovens das camadas mais pobres da sociedade, daí a importância da criação desse cursinho gratuito como forma de incentivo e estímulo a esses jovens”, disse o parlamentar.

Paulo Mourão vê no projeto que já deu certo, em algumas cidades do Ceará e no Piauí, uma oportunidade de capacitar os jovens de baixa renda, dando a eles oportunidade de competir de igual pra igual com os alunos com renda familiar melhor, na hora de concorrer a uma vaga para entrar na universidade. “Em torno de 60% a 70% dos jovens de famílias com renda melhor chegam às universidades, enquanto o índice dos jovens de baixa renda fica em torno de 30% a 40%”, citou. Mourão destacou que o índice de jovens de baixa renda, que entram na universidade, cresceu nos dois estados que implantaram esse projeto do curso pré-vestibular gratuito. A reunião com Wanessa serviu para o deputado discutir como será a implantação do projeto e os custos que vão incidir sobre o orçamento. Uma das sugestões de Paulo Mourão foi inserir o projeto na LDO e garantir recursos no orçamento para iniciar os projetos pilotos. “Precisamos dar suporte a esses jovens que estão ficando sem oportunidade”, sustentou.



Assessoria de Comunicação
(63)98488-5699 / 99241-0410


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

Diario dotocantins 240x240

diario to

ferpam 240x82

durax 240x72

pub diario folha da cidade 270 340

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.