CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

288859_700x450.jpg

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) passou a ser o órgão responsável pela gestão da criação de passeriformes silvestres nativos. Os criadores amadores de passeriformes do Estado, já podem solicitar a licença para criação destes pássaros, através do SISPASS - Sistema Informatizado de Gestão de Passeriformes Silvestres Nativos. Os passeriformes pertencem a uma ordem da classe aves, conhecidas popularmente como pássaros ou passarinhos que cantam. No Estado são aproximadamente 700 criadores.

Os interessados podem acessar o site do Naturatins http://naturatins.to.gov.br/ no menu SISPASS por meio do link https://servicos.ibama.gov.br/ctf/, que é autoexplicativo. O documento terá validade de 01/08/2016 a 31/07/2017. 

Anteriormente a gestão da licença era realizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Mas atualmente com a Lei Complementar nº 140 de 08/12/11, haverá cooperação entre a União, Estados, Distrito Federal e Municípios, quando se refere as ações administrativas decorrentes do exercício da competência comum relativas à proteção das paisagens naturais notáveis, a proteção do meio ambiente, ao controle à poluição em qualquer de suas formas e à preservação das florestas, da fauna e da flora. Esta legislação altera a Lei nº 6.938 de 31/08/81.

Com a Lei Complementar o processo de criação amadorística de passeriformes silvestres nativos é orientado pela Instrução Normativa IBAMA nº 10/2011, que permite a criação de aproximadamente 60 espécies de passeriformes, tais como curió, bicudo-verdadeiro, canário-da-terra, coleiro-papa-capim, azulão-verdadeiro, trinca-ferro, pintassilgo, sabiá, dentre outros.

Prazo

Segundo o biólogo Tiago Scapini, a taxa de licença anual é de R$ 144,22, e deve ser emitida até o dia 31/07/2016. “Com o objetivo de oferecer um prazo maior aos criadores, o Naturatins antecipou o prazo da emissão da licença. Nos anos anteriores a licença era emitida no período entre 1º a 31 de julho. Agora o criador pode acessar o link e antecipar a emissão da licença”, explicou o biólogo.

Para mais informações os interessados devem entrar em contato com a Supervisão de Fauna no telefone 3218.2677 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

ASCOM

 


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

Web Banner 240x240px Palmas Saude

ferpam 240x82

ENERGISA BANNER SETEMBRO

durax 240x72

pub diario folha da cidade 270 340

PROMOVA SEU NEGÓCIO

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.