CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

CULTURA JAPONESA MARCELO

Durante a abertura oficial da 7º Festival da Cultura Japonesa, o governador Marcelo Miranda, ressaltou a admiração do povo brasileiro pela cultura e pelo povo japonês Lia Mara / Governo do Tocantins Kunio Umeda agradeceu o apoio do governador Marcelo Miranda para realização do festival
Durante a abertura oficial do 7º Festival da Cultura Japonesa, o governador Marcelo Miranda, na presença do embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda, fez questão de ressaltar a admiração do povo brasileiro pela cultura e pelo povo japonês. Segundo ele, nestes 120 anos de amizade entre o Brasil e o Japão, o povo brasileiro aprendeu a admirar os costumes, a gastronomia, os princípios e, sobretudo, o poder de superação do povo.

“Os japoneses, com suas habilidades e com os valores que são repassados de gerações em gerações, encantam o nosso povo”, disse o governador. Ao encerra a sua fala Marcelo Miranda revelou que a cultura nipônica o faz refletir sobre o significado de suas palavras e expressões e citou, entre elas “Ganbatte”, que significa “faça o seu melhor”. “Portanto, vamos fazer o melhor para que o Tocantins e o Japão possam continuar a trilhar esse caminho de parcerias econômicas, sociais e culturais”, concluiu.

Kunio Umeda agradeceu o apoio do governador Marcelo Miranda para realização do festival e disse que espera que o evento seja uma oportunidade para que os tocantinenses conheçam melhor a cultura japonesa.

A abertura do evento, que está sendo realizado na Praça dos Girassóis, aconteceu na noite desta sexta-feira, 14, e contou com a presença do embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda. O ponto alto da solenidade foram as apresentações dos grupos Tambores do Tocantins e Koendaiko, bastante aplaudidos pelo público.

Além do governador Marcelo Miranda e do embaixador Kunio Umeda, a solenidade contou com a presença da vice-governadora Claudia Lelis, da primeira-dama e deputada federal, Dulce Miranda, membros da Associação Nipo-Brasileira no Tocantins e outras autoridades.

O Festival

O Festival encerra neste sábado e conta com atrações musicais nacionais Joe Hirata e Edson Saito, além de shows da Orquestra Sinfônica da Cidade Amada, Tambores do Tocantins e Taiko Koendaiko (Tambores Tradicionais). A estrutura conta ainda com praça de alimentação, onde estão sendo comercializados pratos tradicionais como Sushi, Sashimi, doces, Yakisoba e Sakerinha..

Além das atrações musicais e gastronômicas, o evento conta com oficinas de origami, cerimônia do chá, exposições de bonsai e ikebana, concurso de cosplay e o Tanabata, ritual de preces tradicional, também aberto ao público.

Jarbas Coutinho/Governo do Estado


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

Mídias Sites 240x240

ferpam 240x82

diario do tocantins OBRAS PELA CIDADE 240x570 1

durax 240x72

pub diario folha da cidade 270 340

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.