CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

Lia Mara / Governo do Tocantins

MATOPIBAJMI

O governador Marcelo Miranda e os outros três governadores dos estados que compõem a região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) se reuniram com a presidente Dilma Rousseff, e a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, senadora Kátia Abreu

O governador Marcelo Miranda e os outros três representantes dos estados que compõem a região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) se reuniram com a presidente Dilma Rousseff, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, senadora Kátia Abreu e empresários do setor da agricultura, nesta sexta-feira, 23, para discussão sobre as políticas de investimento na região e apresentação do Plano de Desenvolvimento, Inovação e Tecnologia do Matopiba.

O Plano de Desenvolvimento, Inovação e Tecnologia da região do Matopiba estabelece políticas públicas destinadas ao desenvolvimento econômico sustentável da região, que é considerada a última fronteira agrícola em expansão do País sem desmatamento. O plano pretende garantir investimentos em infraestrutura, logística e fornecimento de energia para a área.

Para o governador Marcelo Miranda, as discussões em torno do fortalecimento das atividades da região do Matopiba são de fundamental importância. Na opinião dele, não se pode esquecer a população que vive na região e que necessita de políticas públicas que possam contribuir com o desenvolvimento social, de forma plural, e econômico de todos os estados envolvidos.

Já está previsto que a ministra Kátia Abreu e a presidente Dilma Roussef, deverão apresentar no Japão, para investidores japoneses e dirigentes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), as prioridades dos governadores do Tocantins, Bahia, Maranhão e Piauí quanto à implantação da região do Matopiba, criada pelo governo federal. Os governadores já levantaram e apresentaram suas necessidades mais imediatas para investimentos na região.

Resultados

Para o vice-governador da Bahia, João Felipe de Souza Leão, a união dos estados vai ser muito produtiva. “Para nós, é muito importante estreitarmos os laços entre os estados do Matopiba, os benefícios serão muito maiores. Juntos, conseguiremos industrializar a nossa região para gerar receita para os estados. Temos assim que criar um vetor de desenvolvimento que gerará receitas para serem aplicadas em saúde, educação e em tudo que o povo precisa”, apontou.

De acordo com o governador do Piauí, Wellington Dias, parceria entre os estados resultará em um desenvolvimento integrado. “A união dos quatro estados em um projeto do Brasil é a proposta da presidente Dilma Roussef, e fará a diferença. Nossa relação com o Tocantins é uma relação para trabalharmos de forma integral, desenvolvendo essa região”, disse, ao lembrar a recente visita do governador Marcelo Miranda ao Piauí.

 Cláudio Paixão / Governo do Tocantins


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

Web Banner Super Liga da Energia 240x240px Energisa

Mídias Sites 240x240

ferpam 240x82

diario do tocantins OBRAS PELA CIDADE 240x570 1

durax 240x72

pub diario folha da cidade 270 340

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.