CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

Foto 4 Governo do TocantinsAs cisternas são reservatórios que recolhem a água da chuva e a armazenam para uso geral.

A água exerce um papel indispensável à sobrevivência e ao desenvolvimento da vida, pois atende às necessidades básicas dos ecossistemas e da agroindústria. Considerada recurso natural renovável, é indispensável a todas as formas de vida. Encontrada em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso, apenas um pequeno percentual da água é doce, somente cerca de 4% é próprio para consumo, como explica a bióloga da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Iara Teles Valente.

“Essa substância é imprescindível a manutenção de toda vida terrestre, tanto fauna como flora. Fazendo parte da composição desses seres vivos, até realizando processos fisiológicos mais complexos. É de suma importância a preservação da água para a biodiversidade. Lembrando que água sendo um ciclo, não se acabará. O que será cada vez mais escassa é a sua potabilidade”, enfatizou a bióloga, gerente de qualidade da água na ATS.

Preservação

O volume de água no globo é distribuído de forma bastante desigual, varia de acordo com o clima e a geografia, por exemplo. A engenheira ambiental da ATS, Fernanda Rêgo, destaca que a Constituição Federal de 1988 estabelece a todos os indivíduos, o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida.
“Entretanto, os desafios são grandes e não podem ficar restritos somente as entidades públicas. Todos nós devemos nos conscientizar e preservar os recursos hídricos, patrimônio natural. Por isto, a importância desta data, 22 de março. Este ano, tendo como foco a preservação de nascentes. Uma vez que as árvores exercem papel fundamental na preservação e qualidade das águas”, pontuou a engenheira.
Para que o ciclo da água funcione em perfeito estado, sem contaminação atmosférica, hídrica e do solo, é preciso que as florestas se mantenham em pé, uma vez que possuem a função de proteger o solo, abastecer os lençóis freáticos, infiltrar a impurezas entre outras funções.

Reuso de água doméstica

Toda água encanada que é utilizada nas residências, comércio e indústrias é descartada pelo esgoto. Após essa utilização é possível classificar essas águas em negra ou cinza. A água negra é proveniente dos vasos sanitários, onde esteve em contato com matéria fecal. A água cinza é qualquer água residual, que foi usada em processos domésticos (chuveiro, lavanderia e lavatórios).
O uso de águas cinza já é largamente adotado em outros países. Alguns estados brasileiros, como o Paraná, atualizou a legislação com a exigência da separação de suas águas. Essa pode ser reaproveitada através de um sistema que separa as tubulações de cada saída e redireciona para lavagem de pisos e descargas sanitárias, por exemplo.

Reuso da água da chuva

As cisternas são reservatórios que recolhem a água da chuva e a armazenam para uso doméstico geral. É um sistema de reaproveitamento de águas pluviais de baixo custo que faz a captação da água para usos restritos no ambiente doméstico. É considerada uma das melhores e mais eficazes alternativas quando o assunto é economizar água e pode ser instalada em casas, apartamentos e condomínios.
No Tocantins, a ATS desenvolve o programa Água para Todos, que atua em duas frentes: os sistemas individuais de abastecimento de água, constituídos pelas cisternas de polietileno com capacidade para 16 mil litros de água e casa abrigo. E as pequenas barragens para acúmulo de água da chuva. O programa atende municípios das regiões sul e sudeste do Tocantins, e tem o objetivo de amenizar os efeitos da estiagem nestas regiões, que enfrentam problemas de abastecimento de água durante a seca.

Lidiane Moreira/Governo do Tocantins




O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

300x250 1

Banners Sites 240x240

ferpam 240x82

ENERGISA BANNER SETEMBRO

durax 240x72

pub diario folha da cidade 270 340

PROMOVA SEU NEGÓCIO

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.