CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

357931 520Neste ano, a corporação lançou o projeto Praia Segura. As praias que atenderem aos requisitos de segurança propostos pelo projeto serão qualificadas com o selo, para a temporada 2017. A proposta do projeto é padronizar a sinalização de segurança obrigatória nas praias, identificar por meio de placas de sinalização afixadas nas praias as áreas destinadas a banhistas, embarcações, de riscos e de lazer.

O Corpo de Bombeiros, juntamente com os guarda-vidas civis, realizará ações preventivas nas praias e eventos do Estado, com o objetivo de oferecer segurança aos banhistas e freqüentadores Arquivo/Governo do Tocantins

O mês de julho já chegou e, junto com ele, a temporada de praias que ocorre por todo o Tocantins. Nesta época de muitos eventos e viagens, é necessário que a população fique atenta às dicas de segurança para poder curtir com tranquilidade o período de férias.

Praia Segura

Durante o mês de julho, o Corpo de Bombeiros, juntamente com os guarda-vidas civis, realizará ações preventivas nas praias e eventos do Estado, com o objetivo de oferecer segurança aos banhistas e frequentadores.

Neste ano, a corporação lançou o projeto Praia Segura. As praias que atenderem aos requisitos de segurança propostos pelo projeto serão qualificadas com o selo, para a temporada 2017. A proposta do projeto é padronizar a sinalização de segurança obrigatória nas praias, identificar por meio de placas de sinalização afixadas nas praias as áreas destinadas a banhistas, embarcações, de riscos e de lazer.

Para os banhistas, o Corpo de Bombeiros recomenda algumas dicas de segurança:

• Tomar banho em local seguro e conhecido;

• Evitar mergulho profundo;

• Respeitar as sinalizações do Corpo de Bombeiros;

• Só entre na água para salvar alguém se souber nadar;

• As embarcações devem ser pilotadas por maiores de 18 anos, com carteira de habilitação fornecida pela Marinha;

• Em embarcações, o uso de coletes é obrigatório.

Segurança no Trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) realizará, durante todo o mês de julho, ações com foco na segurança no trânsito dos condutores que vão pegar a estrada neste período de férias. Conforme o órgão, as ações ficarão a cargo da Gerência de Fiscalização e Segurança. Os agentes de trânsito estarão executando os trabalhos nas praias de Porto Nacional (e no distrito de Luzimangues), Pedro Afonso, Araguatins e no evento Miracaxi, em Miracema.

De acordo com o Detran-TO, pegar a estrada, neste período, tem suas excepcionalidades. Trata-se de uma época de grande fluxo de veículos nas vias, o que exige atenção especial. Por isso, é essencial que a revisão do seu veículo esteja em dia. Da suspensão ao balanceamento, passando pela checagem de freios, fluidos, componentes elétricos e até para-brisas, nada pode ser esquecido.

É também muito importante que condutores e passageiros tenham consciência dos cuidados básicos que devem ter no trânsito, como usar o cinto de segurança, não utilizar telefone celular enquanto dirige e não conduzir sob a efeito de bebida alcoólica.

Para uma viagem segura, o Detran-TO recomenda que o condutor faça o seguinte check-list:

• Verifique o nível do óleo do motor, dos freios, da direção hidráulica e da caixa de transmissão;

• Faça o alinhamento da direção;

• Verifique o estado dos pneus, bem como balanceamento e calibragem;

• Procure checar a água do radiador;

• Verifique as lâmpadas de sinalização, dos faróis e a regulagem;

• Observe o prazo de validade do extintor de incêndio;

• Crianças com idade até 10 anos devem andar sempre no banco traseiro do veículo, devidamente alocadas com cinto de segurança e cadeirinha específica para sua faixa etária;

• Tenha sempre no carro, a caixa de ferramentas obrigatórias e procure se certificar do estado de conservação dos itens que a compõem (macaco, chave de roda e triângulo para sinalização).

Cuidados com a Saúde

Com o intuito de prevenir doenças sexualmente transmissíveis, como gonorreia, Aids e sífilis, a Secretaria de Estado da Saúde disponibiliza preservativos para distribuição de todas as cidades que tem programação de praia. São mais de 500 mil preservativos disponíveis para que os municípios interessados façam a retirada.

Além da ação com as camisinhas, a Vigilância Sanitária tem orientado comerciantes sobre a qualidade dos alimentos e serviços durante temporada de praia. É importante que o consumidor fique atento aos aspectos gerais da barraca e procure a Vigilância Sanitária Municipal caso verifique irregularidades como limpeza inadequada e falta de organização do local; mau acondicionamento de lixo; presença de animais; manipuladores de alimentos sem uniforme, com adornos (brincos, anéis, pulseiras, etc.) e/ou ferimentos nas mãos; se uma mesma pessoa manipula dinheiro e alimentos e falta de higiene em geral.

A Secretaria de Estado da Saúde alerta também para os cuidados que os frequentadores das praias devem ter com a exposição da pele ao sol, pois isso pode resultar em graves doenças como o câncer. Neste período de julho, os raios ultravioletas A e B, que provocam o câncer de pele e aceleram o envelhecimento, costumam ficar mais intensos no Tocantins.

De acordo com a Saúde, algumas dicas são recomendáveis para ser seguidas pela população:

• Beber de 2 a 3 litros de água durante o dia para não desidratar;

• Evitar bebidas alcoólicas e refrescos açucarados, pois o álcool aumenta a perda de água pelo corpo;

• Comer frutas, verduras e legumes ricos em água como pepino, melancia, melão, abacaxi e maçã;

• Evitar exposição solar direta nas horas de muito calor, entre as 9 e 16 horas;

• Usar chapéu ou boné e roupas leves e claras;

• Passar protetor solar 20 minutos antes de sair de casa e repassar de 2 em 2 horas, principalmente se for à praia;

• Evitar permanecer em locais fechados e sem ventilação.

Jesuino Santana Jr/Governo do Tocantins


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

durax 240x72

200x300 5

ferpam 240x82

ENERGISA BANNER SETEMBRO

pub diario folha da cidade 270 340

z henrique veras

PROMOVA SEU NEGÓCIO

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.