CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

Com o objetivo de qualificar a força de trabalho das equipes que atuam no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Tocantins, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e da Assistência Social (Setas), realizará o lançamento do Programa Capacita SUAS, nesta sexta-feira, 15, às 9 horas, no Auditório do Palácio Araguaia, localizado na Praça dos Girassóis, em Palmas.

O evento de lançamento do programa contará com a presença do governador do Estado, Marcelo Miranda; da secretária do Trabalho e da Assistência Social, Patrícia Amaral; do superintendente do Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS), Guaracy Silva; e da diretora de Formação e Disseminação do Ministério de Desenvolvimento Social, Patrícia Vilas Boas; bem como profissionais ligados à assistência social, além de prefeitos e secretários municipais dos 139 municípios tocantinenses.

O CapacitaSuas tem como objetivo promover a capacitação dos gestores, trabalhadores e conselheiros da Assistência Social que, pautada pela Gestão do Trabalho e a Educação Permanente, exige um novo perfil de trabalhadores, com uma qualificação e compromisso com o exercício profissional cada vez maiores. O programa é uma estratégia do governo federal para apoiar os estados e o Distrito Federal na execução dos Planos Estaduais de Capacitação do SUAS.

A capacitação acontecerá por meio de cursos, que devem ser executados por escolas de Governo e instituições de Ensino Superior (IES) credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC) e cadastradas pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) através de chamada pública.

Segundo Patrícia Amaral, os trabalhadores do sistema serão divididos em seis turmas e distribuídos em três cursos, de acordo com o perfil de cada um. “Essa capacitação é de extrema importância para os trabalhadores do SUAS. Vamos preparar as equipes técnicas para a prestação de serviços”, enfatizou.

O Programa CapacitaSUAS é composto por 8 cursos. O Estado do Tocantins aderiu a 3 cursos na primeira etapa, que serão realizados no período de maio a outubro de 2015, com carga horária de 40 horas. Participarão 725 alunos entre gestores, trabalhadores e conselheiros do Sistema Único de Assistência Social.

Os cursos ofertados abordarão o provimento dos Serviços e Benefícios Socioassistenciais do SUAS além da implementação de Ações do Plano Brasil Sem Miséria, bem como a atualização em Gestão Financeira e Orçamentária do SUAS e dos Indicadores para Diagnóstico e Acompanhamento do SUAS.

Adriana Grigolo/Núcleo Setas


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

Web Banner 230x230px Energisa Dom Orione 2018

ferpam 240x82

durax 240x72

pub diario folha da cidade 270 340

PROMOVA SEU NEGÓCIO

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.