CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

Com o objetivo de qualificar a força de trabalho das equipes que atuam no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Tocantins, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e da Assistência Social (Setas), realizará o lançamento do Programa Capacita SUAS, nesta sexta-feira, 15, às 9 horas, no Auditório do Palácio Araguaia, localizado na Praça dos Girassóis, em Palmas.

O evento de lançamento do programa contará com a presença do governador do Estado, Marcelo Miranda; da secretária do Trabalho e da Assistência Social, Patrícia Amaral; do superintendente do Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS), Guaracy Silva; e da diretora de Formação e Disseminação do Ministério de Desenvolvimento Social, Patrícia Vilas Boas; bem como profissionais ligados à assistência social, além de prefeitos e secretários municipais dos 139 municípios tocantinenses.

O CapacitaSuas tem como objetivo promover a capacitação dos gestores, trabalhadores e conselheiros da Assistência Social que, pautada pela Gestão do Trabalho e a Educação Permanente, exige um novo perfil de trabalhadores, com uma qualificação e compromisso com o exercício profissional cada vez maiores. O programa é uma estratégia do governo federal para apoiar os estados e o Distrito Federal na execução dos Planos Estaduais de Capacitação do SUAS.

A capacitação acontecerá por meio de cursos, que devem ser executados por escolas de Governo e instituições de Ensino Superior (IES) credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC) e cadastradas pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) através de chamada pública.

Segundo Patrícia Amaral, os trabalhadores do sistema serão divididos em seis turmas e distribuídos em três cursos, de acordo com o perfil de cada um. “Essa capacitação é de extrema importância para os trabalhadores do SUAS. Vamos preparar as equipes técnicas para a prestação de serviços”, enfatizou.

O Programa CapacitaSUAS é composto por 8 cursos. O Estado do Tocantins aderiu a 3 cursos na primeira etapa, que serão realizados no período de maio a outubro de 2015, com carga horária de 40 horas. Participarão 725 alunos entre gestores, trabalhadores e conselheiros do Sistema Único de Assistência Social.

Os cursos ofertados abordarão o provimento dos Serviços e Benefícios Socioassistenciais do SUAS além da implementação de Ações do Plano Brasil Sem Miséria, bem como a atualização em Gestão Financeira e Orçamentária do SUAS e dos Indicadores para Diagnóstico e Acompanhamento do SUAS.

Adriana Grigolo/Núcleo Setas


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

durax 240x72

OUTUBRO 6

ferpam 240x82

ENERGISA BANNER SETEMBRO

pub diario folha da cidade 270 340

PROMOVA SEU NEGÓCIO

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.