CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

329903 520Programação do Carnaval do Bem conta com blitze educativas Félix Carneiro /Governo do Tocantins

Os foliões que se preparam para curtir ou viajar durante o período de Carnaval no Tocantins contarão com orientações e ações promovidas pelas forças de segurança do Governo do Estado e com a realização de campanha educativa que visa debater com a população, em especial os jovens de 15 a 24 anos, temas emergentes e importantes sobre sexo seguro, direção responsável, violência contra a mulher e os riscos do uso de drogas.

“A campanha Carnaval do Bem é uma ação de Governo e envolve diversos parceiros. Acreditamos que essa época do ano é muito boa para levantarmos discussões e conscientizarmos os jovens sobre temas importantes, como gravidez na adolescência, acidente de trânsito e doenças sexualmente transmissíveis.

As ações ocorrem nas 13 cidades do Estado que possuem Diretoria Regional de Ensino e em 68 municípios, por meio de uma audaciosa parceria com o Proerd [Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência] da Polícia Militar”, explicou o superintendente de Estado da Juventude, Ricardo Ribeirinha.

A programação do Carnaval do Bem conta com palestras e apresentações culturais em escolas estaduais e municipais, além de diversas blitze educativas com a distribuição de material informativo e preservativos. Desde o início de fevereiro, já foram visitadas escolas nos municípios de Araguatins, Araguaína, Tocantinópolis e Colinas.

Na segunda-feira, 20, as atividades aconteceram em Pedro Afonso e Guaraí. Nesta terça-feira, 21, forma visitados os municípios de Miracema e Paraíso. No dia 22, foi a vez das unidades escolares de Porto Nacional e Gurupi. Na quinta-feira, 23, a caravana do Carnaval do Bem chegou a Arraias e a Dianópolis. No dia 24, o encerramento das ações ocorreu com os estudantes da Capital.

De acordo com a Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom), a campanha contará com jingles, que serão veículos nos canais oficiais de comunicação do Governo e nas rádios do Estado, banners, adesivos, flyers com dicas de segurança, posts em redes sociais e carro de som para divulgação nas cidades do interior. “O Carnaval do Bem é uma campanha permanente que está na sua terceira edição. Nossa intenção é levar a mensagem para o maior número possível de foliões em todo o Estado”, disse a titular da Secom, Kênia Borges.

A campanha Carnaval do Bem é realizada pelo Governo do Tocantins, por meio das secretarias de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc); da Comunicação Social (Secom); da Saúde; da Cidadania e Justiça (Seciju); além do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), da Polícia Militar (PM) e prefeituras. As atividades iniciaram no dia 15 deste mês e seguem até o fim do período de Carnaval.

Operação Carnaval e Infraestrutura

Entre os dias 24 e 28 de fevereiro, a Polícia Militar realizará a Operação Carnaval 2017, que tem o objetivo de promover a ordem e a tranquilidade durante o feriado prolongado. A ação empregará o efetivo administrativo e operacional de policiais nas cidades onde ocorrem festividades de Carnaval com grande aglomeração de pessoas.

Dentre as ações policiais a serem realizadas, estão o policiamento ostensivo a pé e motorizado durante a folia, a realização de blitze e a abordagem pessoal e veiculação nos perímetros urbanos e rurais, além da intensificação da presença da Polícia Militar, transmitindo ao cidadão um aumento de segurança e a redução nos índices de ocorrências.

O intuito da Operação Carnaval 2017 é coibir delitos praticados por infratores, visando assim, proteger o patrimônio, garantir a segurança, o bem-estar e a tranquilidade social.

Já o Corpo de Bombeiros Militar inicia nesta sexta-feira, 24, a fiscalização dos espaços que irão promover eventos de Carnaval em todo o Tocantins. Até essa terça-feira, 21, a Diretoria de Serviços Técnicos havia recebido 22 projetos. Destes, 12 foram aprovados e 10 reprovados.

Mais de 480 mil preservativos

A Secretaria de Estado da Saúde está disponibilizando preservativos masculinos e femininos para atender a todos os municípios do Tocantins no período de carnaval. A pasta possui em estoque mais de 440 mil unidades de preservativos masculinos e 40 mil de preservativos femininos, além de mais de 160 mil unidades de gel lubrificante. A meta é ampliar cada vez mais o acesso aos preservativos pela população e em especial aos jovens.

Já a Hemorrede, no período que precede o feriado de Carnaval, vem realizando coletas programadas e externas, bem como reuniões/palestras orientativas com foco na sensibilização e na conscientização da importância da doação de sangue como ato altruísta e de responsabilidade social.

O Projeto Vida no Trânsito também integrará o time da Saúde que dará apoio ao Carnaval do Bem.“Estamos traçando estratégias para o Carnaval e nossas ações serão voltadas para o público de escolas e rodovias, porque temos como parceira a Seduc, que vai realizar ações em 13 regionais, e a Polícia Rodoviária Federal [PRF]”, disse Simone Gondim, da Gerência de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da Secretaria de Estado da Saúde.

Também são parceiros do Projeto Vida no Trânsito no Tocantins, o Corpo de Bombeiros Militar, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), a Secretaria Municipal de Saúde, a Secretaria Municipal de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte (SMAMTT), o Detran e a Polícia Militar.

Recomendação do MPE

Por orientação do Ministério Público Estadual (MPE), o Governo do Tocantins não irá promover eventos ou apoiar as festas carnavalescas realizadas neste período no Estado. A Recomendação 008/2016 pede que o Executivo se abstenha em realizar eventos, tendo antes que investir em Saúde, Educação e Segurança Pública.


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

durax 240x72

banner 300x250

ferpam 240x82

ENERGISA BANNER SETEMBRO

pub diario folha da cidade 270 340

PROMOVA SEU NEGÓCIO

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.