CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

298128_1000.jpg

Fé e devoção são os principais ingredientes que atraem milhares de fiéis do Tocantins e de outros estados, todos os anos, ao Santuário do Senhor do Bonfim, a 24 km da cidade de Natividade, na região sudeste. Nesta segunda-feira, 15, o governador Marcelo Miranda se juntou a milhares de romeiros para conduzir a imagem do Santo e participar da celebração.

Para o governador, que era acompanhado também da vice-governadora Cláudia Lélis, a Romaria do Bonfim é a maior festa religiosa do Estado e representa, para os fiéis, um momento único para agradecer pelas graças alcançadas. “É um local de devoção. Aqui as pessoas se reúnem em torno de um só objetivo, que é agradecer pelas graças recebidas e renovar a fé”, disse.

Romeiros

Na festa do Senhor do Bonfim, que segundo a história teve origem no século XVIII, é possível encontrar romeiros de várias localidades, que percorrem grandes distâncias em nome da fé e da devoção. O senhor Paulo Angiele é paulista de Porto Feliz e disse que é a sexta vez que vem ao santuário. “Sou devoto do Senhor do Bonfim e sempre venho ao santuário agradecer pelas vitórias no ano que passou”.

Já dona Maria Santana, moradora de Cariri do Tocantins, disse que veio pela segunda vez para agradecer a graça alcançada. “Meu neto estava com uma doença grave e graças ao Senhor do Bonfim hoje está curado”.

O reitor do Santuário do Senhor do Bonfim, padre Leomar Sousa da Silva que, pela primeira vez, organizou o festejo, agradeceu ao Governo do Estado, e à primeira-dama e deputada federal Dulce Miranda, pelo apoio para realização do evento. “O Governo do Estado, por meio da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, e outros organismos do Estado foram muito importantes para a realização desse evento”, ressaltou o padre.

Economia

A maior festa religiosa do Tocantins também tem uma grande importância para a economia do município de Natividade. No período do festejo, os setores hoteleiro e de alimentação são os principais beneficiados. No povoado, também é possível encontrar vendedores de artigos religiosos e outros, que aproveitam a ocasião para incrementar a renda familiar. Graciana Batista, dona de casa, é moradora de Natividade e, durante o festejo, monta um restaurante no local para atender os romeiros. “Todos os anos aproveito o festejo para ganhar uma renda extra”, afirmou.

Segurança

Este ano, o Governo do Estado, por meio da Polícia Militar, promoveu ações estratégicas em parceria com a Igreja Católica e as prefeituras municipais, para garantir a ordem pública, a sensação de segurança dos devotos e dos moradores, bem como proteger o patrimônio nas romarias de Natividade, Araguacema e Fortaleza do Tabocão.

A PM conta com postos de atendimento para prestação de serviços diuturnamente para coibir ações criminosas nas imediações das igrejas e nos locais de grande aglomeração de pessoas. Estão sendo realizados patrulhamentos a pé, em veículos e outros.

O comandante-geral da PM, coronel Glauber de Oliveira Santos, explicou que, este ano, a corporação aumentou o efetivo nas três localidades e, em Natividade, onde tem um número maior de romeiros, foi colocado um ônibus com câmeras de longo alcance e o resultado é que ainda não foram registrados incidentes. “As nossas estratégias permitiram uma sensação de segurança para os romeiros e nenhum incidente foi registrado”, ressaltou.

ASCOM 


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

Diario dotocantins 240x240

diario to

ferpam 240x82

durax 240x72

pub diario folha da cidade 270 340

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.