CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

26894.jpg

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Osires Damaso (DEM), participou na manhã de segunda-feira, 29, do seminário Diálogo Brasil – Japão: Intercâmbio Econômico e Comercial em Agricultura e Alimentos no Matobipa. A sigla se refere às áreas produtivas dos estados do Maranhão, Tocantins, sul do Piauí e oeste da Bahia. Foi assinado ainda o Memorando de Cooperação entre o Governo do Japão e do Brasil no campo da agricultura, além da criação de duas frentes para apoiar projetos de desenvolvimento para a região: a Frente Estadual de deputados e a Frente dos prefeitos.

Assinaram o termo de criação das frentes, além de Osires Damaso, a presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputada Juliana Moraes (PMDB), e os deputados federais do Tocantins, Irajá Abreu (PSD), Carlos Henrique Gaguim (PMB) e Dulce Miranda (PMDB).

Já o documento de cooperação assinado pela ministra da Agricultura, Kátia Abreu (PMDB), e pelo ministro de Assuntos Internacionais do Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Hiromich Matshushima, prevê ações conjuntas para projetos em rodovias, ferrovias e hidrovias. O acordo também abrange a cooperação técnica com pequenos produtores, investimentos em centros tecnológicos e promoção do empreendedorismo rural.

Outro ato assinado foi chamado de “Declaração de Pautas” e consiste em uma pauta de investimentos conjuntos. Foi sugerido ainda pelo governador do Piauí, Wellington Dias (PT), uma audiência dos governadores dos estados do Matopiba com a presidente Dilma Rousseff (PT) e a ministra da Agricultura a fim de acelerar a liberação de recursos.

Além de palestras, os governadores do Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB), do Piauí, Wellington Dias, do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), e o vice-governador da Bahia, João Leão (PP), apresentaram os potenciais de seus estados e enfatizaram os investimentos em produção de alimentos, energia e gás natural como forma de contornar a crise.

O evento contou com a participação do embaixador japonês Kunio Umeda, de empresários japoneses, além de políticos e estudantes brasileiros. Também compareceram os deputados estaduais do Tocantins Mauro Carlesse (PTB), Toinho Andrade (PSD), Rocha Miranda (PMDB), Luana Ribeiro (PR), Nilton Franco (PMDB), Valdemar Júnior (PSD) e Amália Santana (PT). A lista de autoridades políticas se completa com a deputada estadual Dorinha Seabra (DEM), e os senadores Donizete Nogueira (PT) e Ataídes de Oliveira (PSDB).

(Maisa Medeiros).


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

durax 240x72

banner 300x250

ferpam 240x82

ENERGISA BANNER SETEMBRO

pub diario folha da cidade 270 340

PROMOVA SEU NEGÓCIO

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.