CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

sallão do livro 2015

11ª Feira de Folclore, Comidas Típicas e Artesanato do Tocantins visa incentivar divulgação turística regional

A Fecoarte teve sua primeira edição realizada no ano de 1992 e foi criada com os objetivos de expor, divulgar e comercializar os produtos artesanais, folclóricos e artísticos do Estado.

Comecou dia 19, a 11ª Feira de Folclore, Comidas Típicas e Artesanato do Tocantins (Fecoarte), considerada o maior evento de produtos artísticos, culturais e tradicionais do Tocantins. A ação segue até o dia 27 de setembro, no Centro de Convenções Parque do Povo, em Palmas. A Fecoarte, que este ano será realizada paralelamente ao 9º Salão do Livro, é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), fruto de um convênio com o Ministério da Cultura (MinC), e conta com a parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

De acordo com o secretário da Cultura, Melck Aquino, a Fecoarte une o desenvolvimento sustentável, por meio do artesanato, da gastronomia e da cultura, com a geração de negócios, trabalho e renda. “O evento possibilita a divulgação das potencialidades turísticas e culturais do Tocantins, ao incentivar e difundir o artesanato local e as manifestações populares do nosso Estado”, afirmou.

Uma das propostas da ação é resgatar e homenagear a cultura popular do povo tocantinense, com a exposição e a comercialização de produtos e tradições culturais, que incentivem a valorização da cultura de cada um dos 139 municípios do Estado.

Para a realização, foi montada uma cidade cenográfica em estilo neocolonial, remetendo às cidades mais antigas do Tocantins, como Natividade e Arraias, onde serão comercializados pratos típicos e o artesanato regional. O espaço vai contar com o Palco Fecoarte, que receberá shows de cantores e bandas tocantinenses, desde nomes já consagrados a artistas que estão iniciando a carreira musical, além de apresentações da cultura popular e dos saberes tradicionais do Estado.

Ao todo, serão 34 estandes próprios para a comercialização de comidas típicas e a exposição do artesanato regional de associações e artesãos de norte a sul do Tocantins, como produtos de capim dourado, babaçu, bordados, cerâmica, tecelagem, palha, fibra de buriti, pedras semipreciosas e artesanato indígena. O local também contará com ambulatório para pronto-atendimento, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Fecoarte

A Fecoarte teve sua primeira edição realizada no ano de 1992 e foi criada com os objetivos de expor, divulgar e comercializar os produtos artesanais, folclóricos e artísticos do Estado. A última edição da Feira, realizada em 2012, contou com a participação de 56 municípios e recebeu um público de aproximadamente 200 mil pessoas, confirmando ser referência cultural, social e econômica.

A feira tem o objetivo de promover o artesanato tocantinense para que se torne atividade de expressão econômica criativa, conciliado com a difusão e a preservação das culturas populares e tradicionais, fomentando a cultura regional e o desenvolvimento sustentável dos fazeres culturais no Estado.

 Adilvan Nogueira / Governo do Tocantins

 


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

Diario dotocantins 240x240

diario to

ferpam 240x82

durax 240x72

pub diario folha da cidade 270 340

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.