CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

A pesquisa é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), realizada em parceria com a Fecomércio Tocantins

5b100690ee51bO Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) registrou leve queda de 1,05% em maio em relação a abril, ficando em 121,9 pontos. Este é o primeiro recuo de 2018, que chegou a 123,2 pontos no mês passado. Já na comparação anual, o resultado de maio é 10,2% superior.

A pesquisa é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), realizada em parceria com a Fecomércio Tocantins, e tem como objetivo produzir um indicador inédito com capacidade de medir, com a maior precisão possível, a percepção que os empresários do comércio têm sobre o nível atual e futuro de propensão a investir em curto e médio prazo.

Sobre a situação atual, 55,2% dizem que a economia brasileira piorou, mas 43,6% afirmam que o setor está mais favorável e 66,6% garantem que as empresas apresentaram crescimento. Já sobre as expectativas, 88,2% dos entrevistados aguardam por melhorias na economia, 93% acreditam em bons resultados para o setor do comércio e para suas empresas.

Investimentos

A intenção de contratação caiu em relação a abril, quando 73,9% dos comerciantes disseram que pretendiam aumentar o número de colaboradores. Em maio, apenas 66,8% afirmaram ter essa pretensão, causando uma queda de 7%. “Se for analisar por segmento, as empresas que comercializam bens duráveis são as que mais pretendem contratar (80,6%) e as do ramo de não duráveis são as que mais devem diminuir o quadro de funcionários (42,4%)”, explica a assessora econômica da Fecomércio, Fabiane Cappellesso.

Sobre os estoques, 66,2% acreditam que estão adequados, 20,4% tem produtos acima do apropriado e 13,3% abaixo do conveniente. Em relação aos investimentos, 61,3% das empresas participantes da pesquisa afirmaram devem investir mais, um resultado quase 4% maior na comparação mensal.

A pesquisa ouviu 120 empresas, nos últimos dez dias do mês de abril.

(Ascom Fecomércio Tocantins)


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

Diario dotocantins 240x240

diario to

ferpam 240x82

durax 240x72

pub diario folha da cidade 270 340

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.