CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

301017_1000.jpg

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, professora Wanessa Sechim, recebeu nesta sexta-feira, 26, o professor do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) – câmpus Dianópolis, Dêmis Gomes, coordenador da equipe da Escola Estadual Deoclides Muniz, que venceu a 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Na oportunidade, foram discutidas possibilidades de parcerias que contribuam com a aprendizagem dos alunos da rede estadual.

Os componentes da equipe que ficou na primeira colocação na modalidade prática, categoria resgate nível 1, são Stalin Soares e Rafael Rodrigues, que também fazem parte do Projeto de Extensão de Robótica IFTO de Dianópolis. O robô de lego, construído pela equipe, segue caminhos, desvia, sobe rampas e resgata vítimas, que são simuladas com bolinhas de isopor.

Wanessa Sechim conheceu o projeto e afirmou que a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) está disponível para estabelecer parcerias que possam inovar na aprendizagem dos alunos das escolas estaduais do Tocantins. “Estamos abertos a parcerias que contribuam com a aprendizagem dos nossos alunos, principalmente as ideias inovadoras”, afirmou.

O Projeto de Robótica, para a rede estadual, será montado juntamente com as Superintendências de Juventude e de Desenvolvimento da Educação. Para o superintendente de Juventude da Seduc, Ricardo Ribeirinha, a proposta desenvolve o protagonismo juvenil dos alunos. “É uma inovação que queremos para os nossos estudantes. Por meio do projeto, diversas habilidades dos alunos poderão ser desenvolvidas”, disse.

Para Dêmis, a ideia é levar a prática do ensino para os estudantes de escolas públicas. “Na prática, os alunos ficam mais motivados e são multiplicadores de experiências”, afirmou o professor.

Segundo ele, os estudantes vencedores da 10ª OBR estão animados para a etapa nacional, que acontecerá em Recife (PE), de 9 a 12 de outubro. “Eles [os alunos] ficaram sem acreditar quando ganharam a etapa estadual. Agora, estão estudando e treinando bastante para a nacional. É um trabalho gratificante de ser desenvolvido”, contou.

Destaques

Foram também destaques na olimpíada os alunos do 9º ano da Escola Estadual Coronel Abílio Wolney, Edinei Gualberto, Jonatas Santos e Marcelo Freitas, que conquistaram medalha de prata na Categoria Prática Nível 1.

Edinel Joaquim e Guilherme dos Santos, alunos do 8º ano da Escola Estadual Deoclides Muniz, também participaram da competição e conquistaram confiança e experiência para as próximas competições.

 

ASCOM 


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

durax 240x72

banner 300x250

ferpam 240x82

ENERGISA BANNER SETEMBRO

pub diario folha da cidade 270 340

PROMOVA SEU NEGÓCIO

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.