CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

Pacientes estão com exames laboratoriais garantidos Governo do Estado 1

Durante todo este sábado, 17, o secretário de estado da Saúde, Marcos Musafir, e equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde vistoriaram os laboratórios e posto de coletas do Hospital Geral de Palmas (HGP), Hospital e Maternidade Dona Regina e Hospital Infantil de Palmas (HIP). A ação constatou que todos os pacientes estão sendo atendidos e os exames laboratoriais realizados normalmente.

“Estamos visitando as unidades para verificar se nossos pacientes estão sendo atendidos com os exames laboratoriais e percebemos que tudo está correndo dentro da normalidade. O laboratório é altamente moderno, automatizado e garante qualidade e segurança ao resultado do exame”, disse o secretário.

A Secretaria de Estado da Saúde realizou licitação para a contratação de serviços laboratoriais com vistas a atender os hospitais de Palmas, tendo em vista que a grande quantidade de pacientes atendidos nas unidades excedeu o saldo contratual com o laboratório que prestava esse serviço. O processo licitatório foi feito por meio de critérios técnicos, dentro da legalidade e sem aumento de despesas para a Saúde. “O antigo laboratório recebia o preço pago conforme a tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) acrescido 30% do valor dessa mesma tabela. Com a nova licitação, conseguimos contratar outro serviço pagando exclusivamente o preço da tabela SUS, gerando mais economia”, explicou o Musafir.

A diretora do Hospital Dona Regina, Débora Petry, lembra que desde que ocorreu a troca do laboratório todos os exames estão sendo ofertados na unidade. “Não tivemos nenhum tipo de problema e aqui no hospital está tudo correndo muito bem, todas as nossa pacientes estão sendo atendidas”, disse. A realização dos exames também está normalizada no Hospital Infantil e HGP, onde o exame de gasometria está à disposição dos pacientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Sala Vermelha e Centro Cirúrgico.

O laboratório dispõe de mais de 30 profissionais atuando nos três hospitais e conta com diversos equipamentos de ponta a exemplo do aparelho de bioquímica com capacidade de 1.200 testes/hora e um sistema automático de leitura de etiqueta para cada paciente. Esse resultado é rapidamente enviado para o computador onde um profissional capacitado analisa as informações e solicita a repetição do exame, caso seja necessário.

O secretário ainda tranquiliza a população e reforça que tudo está sendo feito diuturnamente para que o paciente tenha o melhor atendimento. “Os exames estão sendo realizados e a população pode ficar tranquila e segura. Aproveitamos para lembrar que os hospitais estaduais são de alta complexidade e que o ideal é que em casos menos complexos o usuário se dirija primeiro as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBS). Para atender aos casos de maior gravidade estamos com equipe preparada, altamente capacitada, exames sendo feitos e médicos de plantão e assim será também no período de Natal e do Ano Novo”, reforçou.

Governo do Estado do Tocantins
Jornalismo
Sesau


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

durax 240x72

assembrleia 240

ferpam 240x82

ENERGISA BANNER SETEMBRO

pub diario folha da cidade 270 340

PROMOVA SEU NEGÓCIO

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.