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energisa chuva O Tocantins é o estado com maior densidade de quedas de raios no País, segundo aponta levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). No Estado caem 17,1 raios por quilômetro quadrado ao ano. Ainda conforme o Inpe, essas descargas atmosféricas são responsáveis por cerca de 70% dos desligamentos das linhas de transmissão e 40% na distribuição de energia elétrica, além da queima de um número considerável de transformadores de distribuição.

A chegada do período chuvoso no Tocantins costuma vir acompanhado de chuva intensa com ventos fortes e alta incidência de raios. Para enfrentar as emergências e atenuar os transtornos provocados pelos temporais, a Energisa investiu, até setembro deste ano, cerca de R$ 220 milhões, na manutenção da rede de energia e automação do sistema (redes inteligentes). Além disso, a concessionária preparou um plano de contingência e está com as suas equipes mobilizadas para o atendimento das ocorrências emergenciais provocadas pelos temporais.

O Tocantins é o estado com maior densidade de quedas de raios no País, segundo aponta levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). No Estado caem 17,1 raios por quilômetro quadrado ao ano. Ainda conforme o Inpe, essas descargas atmosféricas são responsáveis por cerca de 70% dos desligamentos das linhas de transmissão e 40% na distribuição de energia elétrica, além da queima de um número considerável de transformadores de distribuição.

Além dos raios, em situações climáticas adversas, outros motivos para a falta de energia são quedas de árvores sobre a rede elétrica, interferência de galhos ou objetos lançados na rede pela força dos ventos e rompimento de cabos também pelas rajadas de vento, devido ao fato de as redes de distribuição no Brasil serem aéreas.


Durante o atendimento nos dias de chuva forte, a Energisa prioriza o restabelecimento do serviço em hospitais, clientes que necessitam de aparelhos para sobrevivência e locais com grande circulação de pessoas, além dos alimentadores com maior número clientes. Nas áreas rurais, de difícil acesso para os veículos das equipes, ou que necessitam de execução de obras o operações complexas, como substituição de postes e remoção de árvores de grande porte, o restabelecimento do serviço de energia pode levar mais tempo.

Redes inteligentes

A Energisa também intensificou o investimento em redes inteligentes, sistema capaz de detectar, isolar e se recompor automaticamente após a ocorrência de uma falha, dando uma resposta mais rápida para o cliente. Os alimentadores e equipamentos de manobra e proteção instalados permitem a transferência automática de carga. Em caso de problema que atinja os circuitos que atendem a região, rápidas manobras realizadas automaticamente pelo Centro de Operação podem fornecer energia ao local por outro alimentador, garantindo mais rapidez na recomposição do serviço.

Além dos investimentos, a Energisa conta com um time de eletricistas preparados. A distribuidora possui cerca de 300 equipes para atuar em situações de emergência. A concessionária também disponibiliza os canais de comunicação aos seus clientes, por meio de atendimento presencial, pela internet, pelo aplicativo de celular Energisa On, por telefone e por comunicação escrita.


Cuidados em caso de tempestades:​

Não se aproxime de cabos partidos;
Caso um cabo partido caia sobre o veículo, não sai do carro. Chame a Energisa pelo 0800 721 3330 ou o Corpo de Bombeiros 193;
Retire todos os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas e desligue os fios de antena dos aparelhos;
Não use telefone com linha durante a tempestade com raios;
Não se abrigue embaixo de árvores e evite ficar próximo de estruturas altas como torres de telefone ou de energia elétrica;
Não fique próximo a tomadas, janelas e portas metálicas;
Jamais se aproxime de fios partidos ou caídos, nem toque em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica;
Afaste-se de campos abertos;
Permaneça dentro do carro, pois ele garante isolação em caso de descargas atmosféricas;
Não entre dentro de rios, córregos, lagoas etc;
Não utilize chuveiro ou torneira elétrica (secador, chapinha etc);

Canais de atendimento ao cliente:

• Aplicativo para celular Energisa On (disponível para iOS, Android e Windows Phone)
• 0800 721 3330 (ligação gratuita)
• www.energisa.com.br
• www.facebook.com/energisa
• Agências de atendimento presencial
• Ouvidoria – 0800 646 1196

Informações à imprensa:
Julliana Ribeiro
(63) 99232-6569/3219-5025
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