CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

344925 520Semana promove debate sobre a importância do leite maternoNielcem Fernandes/Governo do Tocantins Estimular a doação de leite materno, promover debates sobre a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano, e divulgar os bancos de leite humanos são alguns dos objetivos da Semana Estadual de Doação de Leite Materno, que ocorre de 19 a 25 de maio. Nielcem Fernandes/Governo do Tocantins.

Estimular a doação de leite materno, promover debates sobre a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano, e divulgar os bancos de leite humanos são alguns dos objetivos da Semana Estadual de Doação de Leite Materno, que ocorre de 19 a 25 de maio.

Em alusão à semana, Palmas e os municípios de Araguaína, Gurupi e Porto Nacional terão programação variada. Em Palmas, a abertura da semana acontece nesta sexta-feira, a partir das 9 horas, no auditório do Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR). No Estado, existem três bancos de leite, sendo eles em: Araguaína, Palmas e Gurupi, além de dois postos de coleta: no Hospital e Maternidade Dona Regina, em Palmas, e Hospital Materno Infantil Tia Dedé, em Porto Nacional.

Segundo a coordenadora do Banco de Leite do hospital, Walkíria Pinheiro, a semana é um momento especial de sensibilização da sociedade para a importância da doação de leite humano. Assim como, uma iniciativa a mais para a proteção e promoção do aleitamento materno. “É uma oportunidade de divulgar, para a sociedade, a importância da doação do leite materno e como ele faz a diferença na vida dos bebês internados nas unidades neonatais. O leite é mais que um alimento, é um medicamento que ajuda na recuperação dessas crianças”, pontuou.

Na sexta-feira, também ocorre a gincana de arrecadação de frascos para o Banco de Leite Humano na Escola Militar dos Bombeiros (Cemil) e visita de profissionais da Atenção Básica para conhecer o Banco de Leite do HMDR, a partir das 7 horas.

A programação conta ainda com cursos de aleitamento materno e palestras sobre doação, entre os dias 22 e 24, sendo que no dia 22 ocorre a Abertura da Semana do Bebê de Palmas, na Unidade de Saúde Valéria Martins Pereira, localizada na Quadra 1.206 Sul.

Programação

Já em Araguaína, norte do Estado, também haverá a exposição de estandes, palestras e a “Hora do Mamaço”, no dia 21, a partir das 16 horas, no Parque Cimba, tendo como público-alvo mães nutrizes, doadoras de leite e comunidade em geral.

No sul do Estado, em Gurupi, a coordenadora do banco de leite Hospital Regional de Gurupi (HRG), Gisela Guadalupe, explicou que, na sexta-feira, a equipe deverá disponibilizar em um canal da internet um vídeo com orientações às mães sobre como realizar a ordenha. “Também iremos entregar certificados para as doadoras de 2017, uma forma de reconhecimento”, enfatizou.

Para doar, as mães devem ligar para o banco de leite, quando serão orientadas sobre como proceder.

Unidades e pontos de coletas do Banco de Leite

Centro de Referência para Bancos de Leite Humano do Tocantins – Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos - Endereço: ACNE 1, Conj. 04, Lote 36/38, -Palmas – TO, Telefone: (063) 3218-7734. Unidade aberta 24 horas.

Posto de Coleta de Leite Humano na Unidade Básica de Saúde, na Quadra 403 Norte – Endereço: Quadra 403 Norte, Alameda 01, APN 40 – Palmas – TO, Telefone: (63) 3218-5205.

Banco de Leite Humano – Hospital Dom Orione – Endereço: Rua Dom Orione, Nº 100 - Centro, Araguaína - TO, Telefone: (63) 3411-8787 ramal 2358.

Banco de Leite Humano - Hospital Regional de Gurupi – Endereço: Rua Presidente Juscelino Kubitscheck, Nº 1.541 – Setor Central - Gurupi – TO, Telefone: (63) 3315-0258.

Posto de Coleta de Leite Humano Dona Marly - Hospital Materno Infantil Tia Dedé – Endereço: Rua Raquel de Carvalho, Nº 143, Jardim Brasília – Porto Nacional – TO, Telefone: (63) 3363-8301.

Verônica Veríssimo/Governo do Tocantins


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

Web Banner 240x240px Palmas Saude

ferpam 240x82

ENERGISA BANNER SETEMBRO

durax 240x72

pub diario folha da cidade 270 340

PROMOVA SEU NEGÓCIO

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.