CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

Ações aconteceram em Taquaruçu

No dia 4 aconteceu em Taquaruçu o Dia de Cooperar, também chamado de “Dia C”, mobilizou voluntários e crianças desse importante, distrito de Palmas, na Escola Estadual Duque de Caxias. Esse ano, a celebração ocorreu no Dia Internacional do Cooperativismo e as cooperativas buscaram passar o objetivo do cooperativismo.

Em Taquaruçu, as cooperativas Unimed Palmas, Sicoob Credipar, Sicoob Unicentro Brasileiro, Coopanest se reuniram para realizar mais de 11 oficinas na escola, dentre atividades de recreação, palestra de conscientização e oficinas de artes, além de apresentações culturais.
Para a professora da escola, Maria Aparecida Rodrigues Pinheiro, o cooperativismo auxilia a melhoria da sociedade. “Foi a primeira vez que participei do Dia C e as ações foram maravilhosas e esperamos que se estendam mais vezes”, disse.

O Sistema OCB* é o responsável por impulsionar o “Dia C” e movimentar a transformação social em todo o país. Em Palmas, o Sistema OCB/TO** acompanhou a organização das cooperativas e dos voluntários. “Todos os anos as cooperativas escolhem as ações e esse ano, em especial, eles se apropriaram mais do “Dia de C”, se mobilizaram em trouxeram até parceiros. As oficinas e as ações deles estavam muito bem organizadas”, disse.

O programador técnico da Unimed Palmas, Andres Werbet Brito, voluntário pela segunda vez no Dia C destacou a importância do cooperativismo para as pessoas. “É muito gratificante poder colaborar e acredito que essas ações poderiam ser repetidas mais vezes. Nós como colaboradores de cooperativas podemos auxiliar o desenvolvimento de crianças para que elas possam aprender alguma atividade para a vida”.

Por dentro do “Dia C”

O Dia do Cooperar (Dia C) é um movimento de voluntariado desenvolvido pelo sistema cooperativista brasileiro que conta com a participação efetiva das cooperativas como idealizadoras e mantenedoras dos projetos. O objetivo é promover e estimular a integração das ações voluntárias, de norte a sul do País de forma permanente. Uma vez por ano, as cooperativas realizam uma grande celebração do Dia C de forma simultânea em todo o Brasil.
* Sistema OCB – Composto pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop).

** Sistema OCB/TO - Formado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas no Estado do Tocantins (OCB/TO) e pelo Sescoop/TO.
Crédito das Fotos: Renata Ramos

---------------------------------------
Assessoria de Comunicação - (63) 3213-3360


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

Diario dotocantins 240x240

diario to

ferpam 240x82

durax 240x72

pub diario folha da cidade 270 340

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.