CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

Foto: Benhur de Souza

 BR 010 ASSEMBLEIA VICENTINHO

Grupo cobra recuperação da BR-010

A recuperação asfáltica da BR-010, que liga as regiões Centro-oeste e Norte pela margem direita do Rio Tocantins, foi o tema de uma reunião entre políticos e ativistas na tarde desta segunda-feira, dia 14. Recebidos pelo presidente da Assembleia, deputado Osires Damaso (DEM), acompanhado pelos parlamentares Olyntho Neto (PSDB) e Mauro Carlesse (PTB), compareceram os senadores Vicentinho Alves (PR) e Donizeti Nogueira (PT), além de representantes do autodenominado “Movimento Pró BR-010”.

De acordo com um dos coordenadores, o jornalista Elpídio Lopes, o grupo foi criado em abril de 2012 e, desde então, busca o apoio de autoridades para recuperar a estrada que contempla a região por onde o Estado foi inicialmente povoado, mas que hoje é considerada esquecida. Dela fazem parte cidades históricas como Paranã, Arraias e Natividade. “Há todo um lado social em torno da causa”, disse Elpídio.

Na reunião, o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), Eduardo Nóbrega, reconheceu as deficiências da estrada e alegou que o órgão investe na manutenção da trafegabilidade. Em vista do pedido de asfaltamento completo da BR, obra de custo considerado muito elevado para o momento do País, ele elencou três trechos prioritários: 32 km de Aparecida do Rio Negro a Rio Sono, 48 km de Santa Maria a Itacajá e a finalização dos 150 m da ponte sobre o Rio Perdido.

“A ponte dá pra ser entregue até o final do ano que vem”, disse Eduardo Nóbrega que justificou as escolhas frente aos cortes no Orçamento da União e às carências das cidades de Itacajá e Rio Sono que não contam com acessos asfaltados.

Diante da reivindicação pelo asfaltamento da BR-235, que liga Balsas/MA por Luis Eduardo/BA, Tocantins até Mato Grosso, o senador Vicentinho pediu foco na causa da BR-010. Segundo o senador, é mais fácil dar continuidade aos projetos da BR-010, “que já estão andando”, do que retomar uma obra “que está parada”.

Aos representantes do movimento e em nome dos deputados, Damaso declarou que “somos todos defensores do desenvolvimento do Tocantins. Por isso, contem conosco. A Casa de Leis tem que ser provocada e cobrada por vocês e todo o Estado vai ganhar com essa obra imensa”.

Glauber Barros-AL


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

durax 240x72

assembrleia 240

ferpam 240x82

ENERGISA BANNER SETEMBRO

pub diario folha da cidade 270 340

PROMOVA SEU NEGÓCIO

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.