CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

IMG 5992Ivan Ricardo diretor do grupo empresarial FERPAM e Borrachas Confiança disse que o Estado do Tocantins está entre os três  estados brasileiros de maior incidência de raios solares para produção anual de energia solar. "Essa estatística viabiliza qualquer demanda crescente nesse mercado de alto potêncial econômico", observou o Empresário.Foto:Luiz Barbosa Aguiar.

A FERPAM e Borrachas Confiança que comercializam em suas redes de lojas em Palmas, Gurupi e Araguaína produtos como: parafusos, ferramentas, borrachas, materiais de irrigação e máquinas em geral, atendendo demandas do consumidor em seu dia-a-dia em toda sua cadeia produtiva, desde a construção civil ao ajardinamento, investe em mais um segmento expansivo da economia, que é a geração de energia limpa através dos sistemas térmicos, off-grid e on-grid, sendo este último, o responsável pela crescente demanda na geração de energia fotovoltaico.

“Estamos preparados para atuar nos segmentos que geram energia solar objetivando atender serviços públicos e privados”, disse Ivan Ricardo, diretor das empresas FERPAM e Borrachas Confiança, observando ainda que o consumidor tem toda garantia nesses equipamentos geradores de energia, na instalação e manutenção através de empresas terceirizadas instaladas no Tocantins, com técnicos altamente capacitados.

Definitivamente no mercado de energia fotovoltaico

Para entrar no mercado foi contratado o arquiteto Eduardo Lopes, que é o gestor do sistema de energia renovável da FERPAM Solar, incrementando a confiabilidade no negócio de vendas de equipamentos para a produção de energia limpa, tendo como fonte inesgotável o sol. “Temos os sistemas térmico, off-grid e on-grid, disse o gestor de energia limpa do grupo empresarial.

O sistema térmico é usado no aquecimento de água através de instalação de placas coletores solares que transforma a energia do sol em calor, realizando o aquecimento da água.

O sistema off-grid consiste em investimento que funciona independente de ter ou não energia elétrica convencional. Funciona por meio de sistema de captação com instalação de painéis solares fotovoltaico utilizando baterias para armazenamento de energia.

O sistema on-grid está sendo a demanda da vez, haja vista que através da captação da luz solar pelos painéis solares fotovoltaico a energia elétrica é produzida através de um inversor, é conectada diretamente na rede de energia local. Essa modalidade está garantida e normatizada pela ANEEL - Resolução 482/12. Nesse investimento o consumidor tem a garantia que a energia gerada distribuída na rede, serve como crédito para abater em seu consumo. Caso gerar mais que o necessário, o consumidor tem créditos que podem ser abatidos em outras unidades consumidoras, através do sistema de compensação num prazo de até 60 meses, desde que seja no mesmo cadastro CPF ou CNPJ.

Sistema energia solar fotovoltaico

É um dos sistemas ecologicamente mais correto de se criar energia, substituindo outras fontes por uma fonte limpa, gratuita e inesgotável que é o sol. “Podemos implantar em qualquer lugar e suas vantagens ecológicas têm dimensões qualitativas, pois o sol é uma fonte inesgotável. O sistema é silencioso, não polui, não gera desequilíbrio ecológico e nem social, tem baixa manutenção, fácil instalação e pode ser ampliado conforme o crescimento da demanda do cliente”, disse o arquiteto Eduardo Lopes.

A instalação desses sistemas, além das placas de painéis solares fotovoltaico que faz a captação da luz solar, sua produção é feita por meio de um aparelho inversor, que dimensiona a energia conforme o projeto de cada cliente consumidor e sua instalação é simples, devendo ser em local arejado, exposto ao sol, conforme determinação do técnico projetista, afastado de fontes de calor e pode ser abrigado à chuva.

Em resumo, o potencial da energia fotovoltaico é extremamente benéfico ao futuro da humanidade, produzida através de uma tecnologia que, por necessidade, está ficando acessível em todos os continentes, pela conversão da energia solar por módulos solares, em energia elétrica. Tem como característica uma baixa manutenção e durabilidade pode ultrapassar 25 anos.

Geração de renda

A crescente demanda da energia fotovoltaico tem baixado os custos gradativamente, podendo ser, em breve, uma política de melhora da qualidade de vida social para famílias de baixas rendas nas cidades e zona rural.

O governo pode minimizar a pobreza das famílias detentoda de baixa renda, incrementando uma política subsidiada de produção de energia, onde há rede de distribuição gerando renda para comunidades inteiras, tanto em cidades como em zona rural, através de criação de normas garantidas por resolução da ANEEL onde o excedente produzido possa ser transformado em ganho monetário, diminuindo assim, o gasto de dinheiro com políticas sociais, a exemplo de Bolsa Família e tantos outros programas sociais.

Esse suposto projeto ganharia dimensões social, econômica e ambiental em grandes proporções, onde haveria a produção de energia limpa e certamente a médio e longo prazo, aumentaria a oferta de energia para ser distribuída no país, garantindo o crescimento industrial sem haver necessidade de construção de grandes usinas hidrelétricas, que de certa forma causa o desequilíbrio ambiental e social, embora considerada energia limpa.

IMG 6058O grupo FERPAM e Borrachas Confiança está no mercado de Palmas e Tocantins desde o ano de 1996 , atuando em todos os segmentos desde parafusos, ferramentas, borrachas, energia solar, materiais de irrigação e máquinas em geral, atendendo demandas do consumidor em seu dia-a-dia em toda sua cadeia produtiva, desde a construção civil ao ajardinamento.Foto Luiz Barbosa Aguiar.

IMG 6044O arquiteto Eduardo Lopes é o responsável pelo setor de energia renovável da FERPAM Solar. Foto: Luiz Barbosa Aguiar.

Por: Luiz Barbosa Aguiar


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

Mídias Sites 240x240

ferpam 240x82

diario do tocantins OBRAS PELA CIDADE 240x570 1

durax 240x72

pub diario folha da cidade 270 340

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.