CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

Ações simultâneas buscam preparar empresários para as mudanças trazidas pela indústria 4.0. Quatro escolas participam da ação no Tocantins.

Fachada CETEC por Ademir dos Anjos 24As escolas do SENAI em Palmas, Taquaralto, Paraíso, Gurupi e Araguaína recebem empresários dos segmentos de madeira e móveis, alimentos e bebidas, vestuário; cerâmicas e construção civil para as palestras com o tema Desvendando a Indústria 4.0. A coordenação nacional é da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e no Tocantins o SENAI tem o apoio do Sebrae para a realização. Foto: Ademir dos Anjos 

A integração de diferentes tipos de tecnologia nos processos produtivos de empresas, tomando por exemplo a impressão 3D, inteligência artificial e robótica avançada, caracterizam o termo Indústria 4.0 cada vez mais presente no dia a dia empresarial. Para preparar os empresários para as mudanças decorrentes desta “revolução”, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) realiza em todo o país o “Dia D para Desvendar a Indústria 4.0” simultaneamente em 12 de setembro. O evento com palestras e ações voltadas ao esclarecimento do tema acontece em a partir de 19 horas.

As escolas do SENAI em Palmas, Taquaralto, Paraíso, Gurupi e Araguaína recebem empresários dos segmentos de madeira e móveis, alimentos e bebidas, vestuário; cerâmicas e construção civil para as palestras com o tema Desvendando a Indústria 4.0. A coordenação nacional é da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e no Tocantins o SENAI tem o apoio do Sebrae para a realização.

Também será oportunizada a participação gratuita dos empresários na avaliação de Maturidade 4.0 de suas empresas após a palestra. A Indústria 4.0 é um movimento universal, sem volta, para todos e que, gradativamente, tornará os processos produtivos obsoletos, independente do porte de atuação das empresas, e que possibilitará um salto de produtividade. Diante disso, a CNI trabalha desde 2016 para conscientizar as empresas da importância de se engajar neste movimento em direção a indústria 4.0 e atua junto ao governo para a criação de políticas públicas capazes de apoiar este desenvolvimento tecnológico das empresas brasileiras.

Pesquisa

No Brasil, para o progresso da Indústria 4.0, além do conhecimento por parte das empresas dos ganhos de digitalização, é necessário que se viabilize uma infraestrutura digital, que haja investimento na capacitação profissional e também que sejam criadas linhas de crédito específicas, segundo Sondagem Especial realizada pela FIETO sobre o tema em novembro de 2016.

No Tocantins, 92,6% das empresas pesquisadas conhecem a importância da tecnologia para a competitividade da indústria e toda a amostra desta pesquisa mencionou utilizar algum tipo de tecnologia em suas empresas.

Confira a programação no Tocantins:

Tema: Desvendando a Indústria 4.0 – 19 horas

SENAI – Centro de Educação e Tecnologia de Palmas: palestrante Claudio Forner - Administrador de empresas, especialista em comercialização internacional e escritor. Conselheiro de Roberto Justos no reality show “O Aprendiz” e de João Doria Jr. no “Aprendiz Empreendedor”. Endereço: 201 Norte Avenida LO-04 Rua NO 13 Lote 05 Plano Diretor Norte.

SENAI – Centro de Formação Profissional de Taquaralto: Miriam Holanda - Professora Acadêmica e Consultora em Serviços de Tecnologia, Inovação e Produtividade do SENAI Tocantins. Endereço: Avenida Tocantins, Nº 06-A, Quadra 09, Setor Morada do Sol.

SENAI – Centro de Formação Profissional de Paraíso do Tocantins: Roberto Moraes - Graduado em Engenharia Mecânica pela UNESP-SP, pós-graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro e especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e Inovação, pela Faculdade Católica Dom Orione. Coach Integral Sistêmico e como Assessor de Gabinete da Superintendência do SEBRAE Tocantins. Endereço: Rua Residencial 06, Quadra -26, APM nº 01,
Nova Fronteira.

SENAI – Centro de Educação e Tecnologia de Araguaína: Renato Santos - Consultor da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), da International Finance Corporation (IFC) e do Banco Mundial. Endereço: Av. Dom Emanuel, nº 1347, Bairro Senador.

SENAI – Centro de Treinamento de Gurupi: Hugo Santos - Especialista em Vendas Consultivas, Inbound Marketing, Comportamento e Comunicação Humana. Endereço: Rua Joaquim Batista de Oliveira, Nº 161
Vila Alagoana.

Por Priscila Cavalcante

Assessoria de Imprensa SENAI (63) 3229-5775


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

Mídias Sites 240x240

ferpam 240x82

diario do tocantins OBRAS PELA CIDADE 240x570 1

durax 240x72

pub diario folha da cidade 270 340

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.