CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

Foto 3 Lidiane MoreiraPrefeita Silvinha Pereira e equipe participam de plantio de mudas de plantas nativas do cerrado juntamente com Eder Fernandes presidente da Agência Tocantinense de Saneamento-ATS.

São parceiros do Educa Sanear, a Secretaria de Saúde (Sesau), Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Naturatins, Ruraltins, Secretaria da Comunicação Social (Secom), Prefeitura Municipal de Sandolândia e Câmara de Vereadores Municipal.

Sandolândia, na região sul do Estado, recebeu quinta-feira, 30, a primeira etapa do Educa Sanear, programa de educação ambiental com foco em saúde do Governo do Tocantins, realizado pela Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) em convênio firmado com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Distante 453 km da Capital, a programação em Sandolândia iniciou à tarde, com exibição de filme a cerca de 200 crianças da Escola Municipal Cantinho do Saber. O auditório da Câmara de Vereadores ficou lotado dos estudantes que assistiram a filme educativo, mini-palestra e sorteio de brindes.

Foram ainda premiados no concurso de redação promovido nas escolas, os dois melhores textos relacionados à preservação da água. Iago Cunha, do 5º ano, e Isabel Maria Bezerra, também do 5º ano, foram os vencedores. Ambos premiados com kits do Educar Sanear, compostos por mochila, bloco de anotações, caneta, chaveiro, boné e camiseta.

O estudante Iago Cunha comemorou a conquista ao ter a sua redação premiada e alertou: “temos que economizar água, algumas formas são: fechar o chuveiro enquanto ensaboa e fechar a torneira enquanto escova os dentes. Vamos nos conscientizar, não podemos deixar nosso tesouro se acabar”.

A programação do dia foi encerrada com uma caminhada ecológica com os alunos da Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida, que percorreu as principais ruas da cidade até a Área de Preservação Permanente (APP) do Córrego Brejão. A ATS e Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) trouxeram ao município 50 mudas de plantas nativas do cerrado. Algumas mudas foram plantadas e outras repassadas a Prefeitura Municipal que fará posteriormente o plantio.

Eder Fernandes, presidente da ATS, agradeceu a participação dos alunos e da comunidade que abraçaram a ideia e já se tornaram multiplicadores do projeto. “É uma satisfação imensa de nós, do Governo do Tocantins, podermos estar levando conscientização ambiental aos municípios e assim contribuirmos no combate à escassez da água”, ponderou.

Nesta sexta-feira, 31, a programação segue durante todo o dia. O credenciamento para as palestras e oficinas iniciou às 8 horas da manhã, na Câmara de Vereadores.

São parceiros do Educa Sanear, a Secretaria de Saúde (Sesau), Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Naturatins, Ruraltins, Secretaria da Comunicação Social (Secom), Prefeitura Municipal de Sandolândia e Câmara de Vereadores Municipal.

Lidiane Moreira/Governo do Tocantins

 


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

Diario dotocantins 240x240

diario to

ferpam 240x82

durax 240x72

pub diario folha da cidade 270 340

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.