CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

Foto 3 Lidiane MoreiraPrefeita Silvinha Pereira e equipe participam de plantio de mudas de plantas nativas do cerrado juntamente com Eder Fernandes presidente da Agência Tocantinense de Saneamento-ATS.

São parceiros do Educa Sanear, a Secretaria de Saúde (Sesau), Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Naturatins, Ruraltins, Secretaria da Comunicação Social (Secom), Prefeitura Municipal de Sandolândia e Câmara de Vereadores Municipal.

Sandolândia, na região sul do Estado, recebeu quinta-feira, 30, a primeira etapa do Educa Sanear, programa de educação ambiental com foco em saúde do Governo do Tocantins, realizado pela Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) em convênio firmado com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Distante 453 km da Capital, a programação em Sandolândia iniciou à tarde, com exibição de filme a cerca de 200 crianças da Escola Municipal Cantinho do Saber. O auditório da Câmara de Vereadores ficou lotado dos estudantes que assistiram a filme educativo, mini-palestra e sorteio de brindes.

Foram ainda premiados no concurso de redação promovido nas escolas, os dois melhores textos relacionados à preservação da água. Iago Cunha, do 5º ano, e Isabel Maria Bezerra, também do 5º ano, foram os vencedores. Ambos premiados com kits do Educar Sanear, compostos por mochila, bloco de anotações, caneta, chaveiro, boné e camiseta.

O estudante Iago Cunha comemorou a conquista ao ter a sua redação premiada e alertou: “temos que economizar água, algumas formas são: fechar o chuveiro enquanto ensaboa e fechar a torneira enquanto escova os dentes. Vamos nos conscientizar, não podemos deixar nosso tesouro se acabar”.

A programação do dia foi encerrada com uma caminhada ecológica com os alunos da Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida, que percorreu as principais ruas da cidade até a Área de Preservação Permanente (APP) do Córrego Brejão. A ATS e Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) trouxeram ao município 50 mudas de plantas nativas do cerrado. Algumas mudas foram plantadas e outras repassadas a Prefeitura Municipal que fará posteriormente o plantio.

Eder Fernandes, presidente da ATS, agradeceu a participação dos alunos e da comunidade que abraçaram a ideia e já se tornaram multiplicadores do projeto. “É uma satisfação imensa de nós, do Governo do Tocantins, podermos estar levando conscientização ambiental aos municípios e assim contribuirmos no combate à escassez da água”, ponderou.

Nesta sexta-feira, 31, a programação segue durante todo o dia. O credenciamento para as palestras e oficinas iniciou às 8 horas da manhã, na Câmara de Vereadores.

São parceiros do Educa Sanear, a Secretaria de Saúde (Sesau), Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Naturatins, Ruraltins, Secretaria da Comunicação Social (Secom), Prefeitura Municipal de Sandolândia e Câmara de Vereadores Municipal.

Lidiane Moreira/Governo do Tocantins

 


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

Mídias Sites 240x240

ferpam 240x82

diario do tocantins OBRAS PELA CIDADE 240x570 1

durax 240x72

pub diario folha da cidade 270 340

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.