CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

Frederick Borges/Secom

Ecoporto Praia Norte 1
A primeira fase do Ecoporto Praia Norte foi inaugurada

As medidas de recuperação do Estado implantadas pelo governador Marcelo Miranda ganharam destaque na Câmara Federal essa semana. O deputado César Halum (PRB/TO) mencionou o cenário de extremas dificuldades em que a atual gestão recebeu o Tocantins e afirmou que, como tocantinense, vai ajudar e contribuir com o Governo. “O nosso Estado do Tocantins vive um dos problemas mais sérios de todos os estados brasileiros. O novo governador assumiu o Estado com extremas dificuldades, mas tenho participado, com ele, de algumas ações de recuperação da nossa economia e da situação de dificuldade em que vive o Estado”, relatou.

O parlamentar citou os impactos sociais e econômicos para a região do Bico do Papagaio com a inauguração da primeira etapa do Ecoporto de Praia Norte, a 639 quilômetros de Palmas, realizada pelo Governo na última sexta-feira, 27. “O porto em água fluvial de Praia Norte resolve uma situação muito grande. Inicialmente, o porto vai ser utilizado para o transporte das cargas produzidas na Zona Franca de Manaus, que vem de Belém pelo Rio Tocantins até a cidade de Praia Norte. De lá, pega um ramal da Ferrovia Norte-Sul e faz-se, portanto, toda a distribuição pelo Brasil, utilizando a hidrovia. Na verdade, a grande vantagem desse projeto, que foi iniciado em 2007, ainda na época em que Marcelo Miranda era o governador, é que ele liga a Região Norte do Brasil ao Atlântico”, explicou o deputado ao lembrar ainda os estudos de viabilidade econômica com relação à navegabilidade do Rio Tocantins para a escolha do município como ponto estratégico.

O deputado federal, que participou da inauguração do empreendimento, ressaltou também os investimentos e a impulsão na economia com a chegada do Ecoporto. “Haverá uma economia de mais de 5 mil quilômetros de fretes, se considerarmos a saída do Porto de Paraná ou do Porto de Santos, além disso, também promoverá a industrialização da região do Bico do Papagaio, uma região de terras férteis, mas com um povo pobre e muito carente. Eu quero, aqui, parabenizar o governador Marcelo Miranda, que, em apenas dois meses de governo, reativou esse projeto”, afirmou.

A contribuição das empresas interessadas em investir no Tocantins também foi citada pelo deputado, que solicitou ao presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB/RJ), que a notícia sobre a inauguração do empreendimento seja, amplamente, divulgada nos órgãos de comunicação institucional. “É extremamente importante para o nosso país e para o Tocantins que esse Ecoporto seja divulgado de forma intensa e clara como uma oportunidade de investimentos para o Brasil”, completou.

Ecoporto

O Ecoporto é uma estação de transbordo de cargas e o primeiro porto fluvial interestadual, com papel estratégico no fluxo logístico do país, ligando o Estado ao oceano Atlântico. Nessa primeira fase, o Ecoporto recebeu investimentos de aproximadamente R$ 30 milhões, da iniciativa privada.

Maria Cotrim/Secom


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

durax 240x72

assembrleia 240

ferpam 240x82

ENERGISA BANNER SETEMBRO

pub diario folha da cidade 270 340

PROMOVA SEU NEGÓCIO

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.