CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

KILOM.jpg

A Comunidade Remanescente de Quilombos de Castainho receberá o seu primeiro título definitivo referente à área de 38,2367 de hectares. O ato de entrega acontece nesta terça-feira (20), às 14h na comunidade, localizada a seis quilômetros do centro da cidade de Garunhuns no agreste pernambucano. A comunidade de Castainho tem 206 famílias. A maior parte das terras é destinada ao cultivo feijão, milho e mandioca.

O ato de entrega do título definitivo para o território de Castainho é emblemático. Acredita-se que a história da comunidade esteja relacionada a do quilombo de Palmares, símbolo da resistência e organização dos escravos fugidos na época do império. A região de Garanhuns integra a vasta extensão que era ocupada pelos Mocambos que compunham os Palmares. O ato de entrega acontece exatamente 1 mês antes do Dia Nacional da Consciência Negra (20 de Novembro), data da morte do líder do quilombo, Zumbi dos Palmares (1655-1695).

Participarão da entrega do primeiro título membros de comunidades quilombolas do município e região, além da Comissão Estadual de Articulação das Comunidades Quilombolas de Pernambuco. Também foram convidados para participar do evento o Ministério Público Federal, o Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco e a Secretaria Executiva de Segmentos Sociais, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, na qual funciona a Coordenadoria de Igualdade Racial. O Incra será representado pela Coordenação Geral de Regularização de Territórios Quilombolas e pela Superintendência Regional em Pernambuco.


Ascom Incra


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

Negociação de Dividas Energisa 240x240 2

Web Banner 240x240px Cidade Encantada Energisa PP

ferpam 240x82

durax 240x72

pub diario folha da cidade 270 340

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.