CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

358680 1000Nas noites culturais, houve apresentações de artistas do Povoado do Prata e de comunidades vizinhas, desfile da garota e do garoto quilombola, teatro, entre outras atividades culturais. Foto: Divulgação Governo do Tocantins

O destaque e a valorização dos principais elementos que envolvem a cultura dos moradores do Povoado do Prata, comunidade remanescente de quilombo, localizada no município de São Félix do Tocantins, no Jalapão, marcaramm a 4ª edição da Festa da Rapadura. O evento, que já faz parte do calendário de atividades culturais da comunidade e região, que aconteceu dias 14 e 15 de julho.

Este ano, a Festa da Rapadura tem como tema Cultura Quilombola no Contexto Econômico e Social e reúne, além dos próprios moradores do povoado, representantes de outras comunidades quilombolas da região. Na programação, aconteceram diversas atividades que possibilitaram interação e conhecimento aos visitantes, como a demonstração da moagem da cana-de-açúcar e da produção de rapadura, rodas de conversa, bem como o roteiro de base comunitária. No local, um espaço foi destinado à venda de artesanatos, alimentos e, em especial, a rapadura produzida pela comunidade.

Nas noites culturais, houve apresentações de artistas do Povoado do Prata e de comunidades vizinhas, desfile da garota e do garoto quilombola, teatro, entre outras atividades culturais.

Uma equipe da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden) esteve presente no evento, levando apoio à organização da festa. O propósito foi fortalecer a comunidade e valorizar os artistas, ampliando a presença do turista que visita o Jalapão às comunidades locais, o que gera mais renda por meio da comercialização dos produtos.

Na Comunidade do Prata, se destaca a fabricação da rapadura, cujo processo é realizado de forma tradicional, a exemplo da moagem da cana em engenhos típicos de madeira e uso de tração animal.

Promoção

O evento foi realizado pela Associação dos Artesãos e Pequenos Produtores Rurais do Povoado do Prata e conta com diversos parceiros.

Programação do evento

Café da manhã do quilombo tradicional;
Demonstrações da moagem da cana-de-açúcar e produção da rapadura;
Roda de conversa;
Almoço típico quilombola;
Palestra;
Roteiro de Turismo de Base Comunitária;
Visita à feira de artesanato e gastronomia local;
Jantar típico quilombola;
Noite cultural.
Palestra sobre a importância do Turismo para o povoado (associativismo);
Demonstrações de moagem de cana-de-açúcar;
Roteiro de Turismo de Base Comunitária;
Jantar típico quilombola;


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

Diario dotocantins 240x240

diario to

ferpam 240x82

durax 240x72

pub diario folha da cidade 270 340

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.