CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3


Sem títuloA história de como a região foi povoada passa pelo século 18 com a chegada dos primeiros moradores, vindos em busca de ouro. Para se ter uma ideia do isolamento daquela região, há 40 anos atrás, os tropeiros buscavam o sal e outros alimentos na região de Barreiras/BA, percorrendo a cavalo por até 30 dias.
Na região da Serra Negra, distante 340km da capital Palmas, está situado a comunidade quilombola de Serra Negra que está localizada na região sudeste do Estado e pertencente ao município de Almas.

A história de como a região foi povoada passa pelo século 18 com a chegada dos primeiros moradores, vindos em busca de ouro. Para se ter uma ideia do isolamento daquela região, há 40 anos atrás, os tropeiros buscavam o sal e outros alimentos na região de Barreiras/BA, percorrendo a cavalo por até 30 dias. Com o fim do ciclo do ouro, a economia da região foi retomada com o desenvolvimento da agropecuária, e pela sua riqueza em belezas naturais, hoje busca desenvolver o turismo de aventura e o artesanato.

No local, a natureza está em ótimo estado de conservação, tudo isso graças aos moradores que dedicaram a vida a preservar o local. E os moradores não preservaram apenas a terra, mas também a cultura e os costumes, sendo um povo reservado, unidos na crença religiosa e na busca por melhoramentos.

O Sebrae Tocantins está desenvolvendo um projeto de estruturação do pólo turístico da região sudeste, e ao conhecer a comunidade, buscou oportunizar também um momento de lazer e de contato com a fascinante arte cinematográfica. Assim, o Sebrae levou no dia 1º de maio, uma estrutura completa de cinema de rua para a apresentação do filme “Os dois filhos de Francisco”.

Mais de 70 quilombolas assistiram fascinados à apresentação na “telona” do filme que emocionou não apenas pela história, mas também pelo primeiro contato que a comunidade teve com esse tipo de apresentação.
Omar Hennemann, superintendente do Sebrae no Tocantins, disse “Parece que algumas cenas foram locais, pois o filme mostrou a vida cotidiana na roça, onde supostamente viveram os pais dos cantores Zezé de Camargo e Luciano. Muitos se identificaram o Seu Francisco, pela persistência com o talento dos filhos”.

Para não fugir da realidade dos grandes centros, não faltou a pipoca e o guaraná, além, é claro, dos comentários após a sessão, quando muitos quilombolas, emocionados, falaram da experiência vivida naquela noite, que o senhor Pedro, proprietário da fazenda, sob o olhar da bela lua e as estrelas, resumiu: “ foi muito ótimo!”

Sebrae Tocantins
UMC - Unidade de Marketing e Comunicação
Fone: (63) 3219-3302 ou 3318 / 0800 570 0800 / 9994-5186


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

Negociação de Dividas Energisa 240x240 2

Web Banner 240x240px Cidade Encantada Energisa PP

ferpam 240x82

durax 240x72

pub diario folha da cidade 270 340

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.