CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

Fotos/ Carlessandro Souza


Foto Carlessandro Souza 7 Copia

Verificar in locu a situação dos povos indígenas da aldeia Boto Velho, da etnia Javaé, na Ilha do Bananal, localizada a cerca de 198km de Palmas, foi uma das ações da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas), neste final de semana. A visita foi encabeçada pela secretária Patrícia do Amaral e equipe de profissionais da Pasta composta por psicólogo e assistente sociais. A Secretaria esteve na aldeia a convite dos indígenas que queriam apresentar a tribo à secretária além de expor alguns problemas existentes no local, como a falta de saneamento.

Intermediada pelo cacique Wagner Mareia Javaé, o líder apresentou um panorama minucioso do lugar, bem como a situação que eles têm enfrentado nos últimos cinco anos, sugerindo que juntos, governo e tribo, executassem um plano de ação que possa sanar as observações apontadas. “Precisamos na nossa tribo de um projeto comunitário amplo que possa contemplar todas as áreas, como educação, esportes, políticas para os índios idosos”, disse o cacique.

Após a explanação dos indígenas, a Secretária reforçou que o encontro foi o primeiro passo, e que convidará outras secretarias para uma ação conjunta na Boto Velho. “Esse levantamento de dados empíricos da real necessidade dos índios faz parte da nossa ação de Governo: primeiramente ouvir o que a comunidade anseia, para depois em cima das demandas levantadas, trabalharmos em vários eixos de atuação”, assegurou.

Neste sentido, a gestora da Pasta já antecipou que formalizará um documento e o encaminhará às pastas correspondentes à respectiva linha de atuação. “Nós sempre trabalhamos a intersetorialidade, e por isso acredito que uma rede integrada será montada no sentido de ajudar a resolver os problemas levantados”, afirmou.

Sônia Pugas/Goveno do Tocantins


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

Diario dotocantins 240x240

diario to

ferpam 240x82

durax 240x72

pub diario folha da cidade 270 340

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.