CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

Detran TO promove ações pelo fim da violência no trânsito em Palmas e cidades circunvizinhas Ascom Detran

(Jesuino Júnior – Núcleo Detran) 

A motivação para o Movimento Maio Amarelo não é novidade para a sociedade. Muito pelo contrário, é respaldada em argumentos de conhecimento público e notório, mas frequentemente desprezados, sem a devida reflexão sobre o impacto na vida de cada cidadão.

Atualmente, o Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, cerca de 50 mil mortes por ano, de acordo com dados do seguro obrigatório DPVAT. Uma média de 136 mortes por dia ou cinco, por hora.

De acordo com o Mapa da Violência 2014 (referentes a dados de 2012), estudo realizado pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos (Cebela), o Tocantins ocupa o segundo lugar com maior número de mortes no trânsito do país, com uma taxa de 40,9 óbitos para cada grupo de 100 mil habitantes.

Diante desse cenário, o Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) vem realizando diversas ações educativas em apoio ao Movimento Maio Amarelo e pelo fim da violência no trânsito. As atividades vêm sendo realizadas em todo o Estado.

Palmas

Na capital do Tocantins, as ações acontecem desde o início do mês e contam com a parceria da Secretaria Municipal de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte (SMAMTT), Polícia Militar (PM) e Projeto Vida no Trânsito.

Nesta terça-feira, 19, às 19h, ocorrerá ação educativa durante o evento de inauguração do Parque Cesamar. Na quarta, 20, o desfile do aniversário de Palmas, contará com apresentação de palhaços participantes da campanha “Palmas para o Maio Amarelo”.

No domingo, 24, às 17h, durante a corrida de aniversário de Palmas, haverá um grupo correndo com camisetas do Maio Amarelo. Haverá também tenda com minicidade do trânsito, exposição de banners e faixas ao longo de todo o percurso.

Paraíso

Em Paraíso do Tocantins, localizada a 63 km de Palmas, acontecerá nesta terça, 19, às 14h, palestra no Centro de Ensino Médio José Alves de Assis. O Corpo de Bombeiros é parceiro da Ciretran, nas atividades desenvolvidas.

Porto Nacional

No município de Porto Nacional, a 52 km da Capital, os servidores da Ciretran vem mobilizando os usuários que procuram os serviços do órgão. São entregues aos cidadãos adesivos e panfletos informativos sobre o Maio Amarelo.

Miracema do Tocantins

Na cidade de Miracema, a 78 km de Palmas, durante o mês de maio, alguns comerciantes optaram por vestir seus manequins de amarelo, nas vitrines de lojas de roupas, uma forma de demonstrar apoio ao Movimento.

Miranorte

Em Miranorte, a 99 km da Capital, as ações vêm acontecendo com foco nos condutores, ciclistas e pedestres. Durante o mês de maio, a Ciretran também ganhou nova decoração, com frases e laços que fazem alusão ao Movimento.

(Jesuino Júnior – Núcleo Detran)


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

Negociação de Dividas Energisa 240x240 2

Web Banner 240x240px Cidade Encantada Energisa PP

ferpam 240x82

durax 240x72

pub diario folha da cidade 270 340

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.