CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

Foto: Koró Rocha

uft paraiso

A implantação de mais um campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em Paraíso foi tema de audiência pública na noite dessa sexta-feira, dia 19, naquela cidade. O debate foi promovido por diversos setores da sociedade organizada e contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Osires Damaso (DEM), do parlamentar Nilton Franco (PMDB), do deputado federal César Halum (PRB), do prefeito de Paraíso, Moisés Avelino (PMDB), do reitor da UFT, Márcio da Silveira, e de lideranças políticas e comunitárias da região.

Na audiência ficou acertada a elaboração de um plano de mobilização da sociedade e a busca de apoio político em todo o Estado. Em seguida, será encaminhada ao Ministério da Educação (MEC) uma proposta com um estudo sobre as viabilidades técnica e acadêmica para a instalação do campus a fim de atender à região do Vale do Araguaia.

Para o deputado Osires Damaso, é preciso unificar essa luta, pois a instalação do novo campus universitário em Paraíso vai ao encontro do interesse de todo o Vale do Araguaia. “Temos uma demanda muito grande de jovens que precisam do acesso ao ensino superior e esse campus vai promover a transformação socioeconômica de toda a região”. Ele afirmou que só neste ano cerca de 1.490 estudantes da região vão concluir o ensino médio e poucos estarão em condições de pleitear uma vaga no ensino superior em outros centros.

Segundo Nilton Franco (PMDB), é consenso que a região tem carência de uma universidade pública e gratuita. “Além da dificuldade de acesso a outros campi, muitos dos nossos jovens não têm condições financeiras de fazer um curso superior em outros municípios”, disse.

Já o reitor da UFT, Márcio da Silveira, se manifestou favorável à expansão da universidade, mas adiantou que é preciso um estudo de viabilidade, uma vez que a implantação de um novo campus exige novos recursos. “A questão não é só criar cursos. É preciso também dinheiro novo. A UFT pode avançar onde tem apoio”, afirmou.

Para o deputado César Halum, é preciso adequar o desejo à situação e à realidade atual do país, mas que dará todo o apoio necessário à criação do Campus de Paraíso, incluindo contatos políticos e a destinação de emenda parlamentar para o sucesso do projeto.

Penaforte Diaz

 


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

Diario dotocantins 240x240

diario to

ferpam 240x82

durax 240x72

pub diario folha da cidade 270 340

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.