CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

 
A última exposição do ano da Galeria Sesc de Artes traz um tema muito conhecido por todos nós: o caos da saúde pública. Quem nunca precisou fazer uma consulta imediata e só descobriu que seria atendido meses depois? Quem nunca ficou sabendo de uma pessoa que morreu esperando atendimento ou aguardando uma cirurgia? "Rogai Por Nós", instalação artística de Cláudio Montanari, vai trazer esse tema à galeria do Centro de Atividades Sesc Palmas a partir de 8 de dezembro.
Montanari é nascido em Alegrete/RS e mora em Palmas há 5 anos. Bacharel em Desenho e Plástica e especialista em Design para Estamparia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o gaúcho de 44 anos atua na área de instalações, desenhos, gravura e artes visuais. Já rodou os estados da região Norte com a instalação "Controle" no Projeto Sesc Amazônia das Artes. Passou também por Santa Catarina e Rio Grande do Sul após ser contemplado com um edital tocantinense de cultura, levando a mesma instalação. Já teve trabalhos expostos na Galeria Sesc de Artes e na Aldeia Jiquitaia no ano de 2013.
"O caos instalado nos hospitais do país é um tema que me incomoda há muito tempo. Os primeiros esboços e anotações sobre a obra são de 2007. Desde então, venho colhendo materiais e elaborando o projeto de execução. É uma obra sensorial que vai instigar os sentidos visuais, auditivos e táteis. O expectador estará dentro da obra. O processo criativo começou em 2007 e se estende até o término da montagem", contou Cláudio Montanari. 
Memórias do espaço hospitalar também são relembradas, um espaço inóspito e pouco afetuoso para muitas pessoas, mas que pode se tornar um lugar de nascimento e de esperança.
A instalação é uma manifestação artística composta por elementos organizados em um ambiente. O espaço interfere na obra e é parte integrante dela, fazendo sua existência ser única, pois nenhum outro lugar será igual àquele. Em "Rogai Por Nós", parte da exposição que reúne áudio, vídeo, gravuras e objetos só será definida e finalizada no ato da montagem, aguçando ainda mais a curiosidade do público. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, na Galeria de Artes do Centro de Atividades de Palmas.


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

300x250 1

Banners Sites 240x240

ferpam 240x82

ENERGISA BANNER SETEMBRO

durax 240x72

pub diario folha da cidade 270 340

PROMOVA SEU NEGÓCIO

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.