CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

Divulgação Educação

SAG.jpg

A estrutura do 9ª edição do Salão do Livro abrigará 85 estandes e um auditório principal com capacidade para 704 pessoas 

Retomando as ações do calendário cultural e educacional do Tocantins, o secretário de Estado da Educação, Adão Francisco, anunciou, na manhã desta segunda-feira, 27, a data para a realização da 9ª edição do Salão do Livro. Neste ano, o evento acontecerá de 19 a 27 de setembro, no Centro de Convenções Parque do Povo, junto à 11ª Feira de Folclore, Comidas Típicas e Artesanato do Tocantins (Fecoarte).

Para a realização do Salão do Livro, será investido o montante de R$ 4,7 milhões e mais R$ 244 mil na Fecoarte. Conforme Adão Francisco, o fato de a estrutura para os dois eventos ser montada no Parque do Povo permitiu uma economia de dois terços com relação às edições anteriores. “Infelizmente, nos últimos dois anos, o Salão do Livro perdeu um pouco do seu sentido inicial e deixou de acontecer em função de dívidas. Agora, retomamos o evento dentro de uma proposta mais econômica”, afirmou.

De acordo com o secretário, a retomada do Salão do Livro é importante para que uma agenda cultura e educacional seja, de fato, concretizada no Tocantins, além de movimentar a economia local. “Movimenta a economia, mobiliza a população e permite o envolvimento de alunos em geral e professores. Entendemos que é importante desenvolver uma educação contextualizada. Não podemos separar a educação do desenvolvimento social e econômico do Tocantins”, disse.

Estrutura

No total, o Salão do Livro será composto por 85 estandes. A estrutura também comportará o Palco Livro, onde ocorrerão os grandes shows e espetáculos do evento; o Pavilhão Maurício de Sousa, onde estarão 73 estandes de livros infanto-juvenis e adultos, de diferentes editoras e autores; Pavilhão Turma da Mônica, que será composto por 12 estandes de livros infantis. Além disso, um Espaço Circo/Espaço Infantil abrigará diversas atividades circenses e espetáculos direcionados ao público infantil.

O auditório, com capacidade para 704 pessoas, sediará as grandes palestras e os grandes espetáculos do evento. Para atender ao público jovem, o Espaço Jovem estará situado do Auditório B do Centro de Convenções. Com 350 lugares, no local ocorrerão palestras, shows, Gincana Jovem, todos direcionados ao público infanto-juvenil.

O evento também terá Café Literário, localizado no mezanino, que abrigará 220 pessoas. Lá, ocorrerão lançamentos de livros, mesas-redondas e shows de artistas tocantinenses. A Rádio Salão do Livro também deixará o público informado sobre os acontecimentos do evento e valorizará os artistas tocantinenses e nacionais.

Fecoarte

Para a Fecoarte, será criada uma cidade cenográfica neocolonial, se remetendo às cidades mais antigas do Tocantins, como Natividade e Arraias. No Palco Diversidade, ocorrerão shows com cantores e bandas da terra, apresentações culturais de sússia e jiquitaia, cordel, capoeira, danças indígenas e outros espetáculos de culturas tradicionais.

Os 34 estandes da Fecoarte serão distribuídos entre dez de artesanato, 19 de comidas típicas, dois restaurantes, um ambulatório para pronto atendimento, um para a Polícia Militar e um para o Corpo de Bombeiros.

 

Thaís Ramalho/ Núcleo Educação


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

Mídias Sites 240x240

ferpam 240x82

diario do tocantins OBRAS PELA CIDADE 240x570 1

durax 240x72

pub diario folha da cidade 270 340

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.