CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

Marcio Vieira / Arquivo Secom

 dd

Com altos índices de queimadas no Estado, a Semana do Meio Ambiente irá debater o tema com a população

Com discussões voltadas para uma característica típica do Tocantins, a 21ª Semana Estadual do Meio Ambiente será realizada entre os dias 1º e 12 de junho. A abertura oficial do evento, que tem o tema Queimadas: Prevenção e Combate, será realizada nesta segunda-feira, 1º, às 14h30, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas. O objetivo, conforme a coordenação do evento, é chamar atenção para o período de estiagem que se aproxima e orientar a população sobre os cuidados que se deve tomar para prevenir as queimadas e/ou fazê-las de forma controlada com anuência do órgão responsável.

De acordo com a técnica da Gerência de Educação Ambiental da Secretaria de Estado da Educação, Roselice Ferreira Silva, a temática central da edição 2015 da Semana do Meio Ambiente foi definida após intensas reuniões entre os membros da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental – entidade que é presidida pelo secretário da Educação, Adão Francisco de Oliveira. “O tema foi selecionado devido à proximidade do período de estiagem e recorrentes queimadas, tanto rurais, quanto urbanas”, explicou.

Mais do que orientar os participantes sobre os problemas ocasionados por queimadas fora de controle, a 21ª Semana do Meio Ambiente servirá como um elemento potencializador de políticas públicas. “Será, portanto, um momento destinado a viabilizar os processos de discussão e sensibilização para estimular a mudança de hábito da população com relação ao uso do fogo”, destacou Roselice.

Em 2015, o evento será expandido para fora de Palmas, conforme informou a técnica da Seduc. De acordo com ela, Diretorias Regionais de Educação (DREs) e escolas de outros municípios já demonstraram interesse em participar, mesmo que a distância, das atividades da Semana. “Nós já tivemos pedidos das DREs e de escolas, e estamos enviando o material que será usado na Semana do Meio Ambiente para que as discussões sejam ampliadas para todo o Estado”, frisou.

Programação

A abertura oficial da 21ª Semana Estadual do Meio Ambiente está marcada para esta segunda-feira, 1º, a partir das 14h30, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas. Na ocasião, será realizado o lançamento da operação de combate às queimadas promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), bem como a assinatura do termo de convênio com ONGs e municípios que serão atendidos na operação. Além disso, durante a solenidade de abertura, veículos e Equipamentos de Proteção Individual (EPI) também serão entregues como aportes à operação.

A programação do evento conta ainda com uma intensa lista de atividades que envolvem apresentações artísticas, rodas de debate, plantio de mudas de árvores, palestras, oficinas, capacitações.

Philipe Bastos / Seduc


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

durax 240x72

assembrleia 240

ferpam 240x82

ENERGISA BANNER SETEMBRO

pub diario folha da cidade 270 340

PROMOVA SEU NEGÓCIO

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.