CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

Divulgação/Nova Zelândia

wf4wd.jpg

Começa esta semana uma ação internacional de mobilização e divulgação dos I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI) pela Oceania, Europa e Américas. A ação visa, além da promoção dos Jogos, a interlocução com as lideranças e povos indígenas internacionais e a apresentação da cidade-sede. Ao todo serão visitados seis países: Austrália, Nova Zelândia, Rússia, Equador, Bolívia e Estados Unidos da América.

Trata-se de uma ação conjunta entre a Prefeitura de Palmas e o Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC), com apoio do Ministério do Esporte, através do Convênio firmado com a Prefeitura de Palmas, e com auxílio do Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty.

Os países escolhidos para esta ação internacional são estratégicos e representativos dentro do contexto indígena. A visita da organização dos Jogos tem como objetivo colaborar com a visibilidade das delegações junto a seus governos. "Garantir que os Aborígenes da Austrália, os Maori da Nova Zelândia e uma delegação russa estejam em Palmas para os Jogos irá permitir que a cultura ancestral do mundo inteiro esteja representada em nossa cidade, este é nosso objetivo", disse o secretário extraordinário dos Jogos Indígenas, Hector Franco. O primeiro país a ser visitado é a Austrália. Tal como o Brasil, a Austrália é um país multicultural com vasta presença indígena.

“Durante os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas grupos do mundo todo terão a oportunidade de conhecer uns aos outros e socializar seus hábitos e culturas. E Palmas está orgulhosa de receber todos eles na nossa cidade multicultural”, afirmou o prefeito de Palmas, Carlos Amastha.

 

Redação Seji


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

Negociação de Dividas Energisa 240x240 2

Web Banner 240x240px Cidade Encantada Energisa PP

ferpam 240x82

durax 240x72

pub diario folha da cidade 270 340

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.