CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

Antônio Gonçalves

tropeada

Cerca de 30 tropeiros percorrem a cavalo nestes sábado e domingo, 27 e 28, diversas propriedades rurais na Serra do Lajeado, na 1ª Tropeada “Queimadas é fogo. Apague essa ideia”. Promovida pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), a primeira tropeada tem o sentido de ‘dar um abraço na serra’ e conscientizar os produtores rurais, sobre os riscos de se provocar queimadas.

Tendo como vários pontos de apoio durante o trajeto e encerramento no Balneário de Lajedo, na tropeada cada integrante usa um alforje, que contém mantimentos e cartilhas com informações sobre Práticas Alternativas ao uso do fogo e os dez mandamentos da

Queimada Controlada.

Antes de iniciar a viagem a comitiva tomou um reforçado café da manhã na sede do Sindicato Rural de Palmas e recebeu as orações do padre Aderson, da Paróquia de Taquari e do pastor, Neimar. Padre Aderson, que é um dos integrantes da comitiva, enfatizou a proposta do evento durante sua mensagem religiosa. “Pedimos a Deus para multiplicar essa ideia e conquistar a consciência de todos os produtores rurais para que tenham uma cultura diferente quanto ao uso das queimadas”.

O presidente do Sindicato Rural de Palmas, Antonio Jorge, é um dos participantes do evento. “É muito importante pois, os focos de queimadas aumentam principalmente no período critico de agosto a setembro”, disse.

Para o secretário da pasta, Roberto Sahium, todo o ano o município de Palmas sofre com as queimadas e é preciso intensificar as ações de conscientização junto aos produtores rurais. “Nosso objetivo é conscientizar o produtor rural sobre o uso correto das queimadas controladas, por isso estamos distribuindo as cartilhas com os dez mandamentos, e tecnologias para reduzir as queimadas”, ressaltou.

Durante a subida da serra, os tropeiros encontraram com o empresário e piloto de rally, Matheus Sales, que participava dos treinos para o Rally Baja 500 que acontece no próximo final de semana, em Palmas. Matheus Salles recebeu orientação e a cartilha das mãos do secretário, Roberto Sahium. “Excelente iniciativa, pois o uso de queimadas não é o mais correto, por isso é preciso fazer esse trabalho de orientação e conscientização”, disse.

Suporte

Durante a tropeada os cavaleiros recebem todo apoio logístico, como o fornecimento de água para a tropa, alimentação e pouso.

O evento conta também com o apoio da Guarda Metropolitana Ambiental, Fundação do Meio Ambiente de Palmas, e de uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), contendo um condutor e um técnico socorristas.

 

Márcio Greick


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

Web Banner Super Liga da Energia 240x240px Energisa

Mídias Sites 240x240

ferpam 240x82

diario do tocantins OBRAS PELA CIDADE 240x570 1

durax 240x72

pub diario folha da cidade 270 340

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.