CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

Antônio Gonçalves

tropeada

Cerca de 30 tropeiros percorrem a cavalo nestes sábado e domingo, 27 e 28, diversas propriedades rurais na Serra do Lajeado, na 1ª Tropeada “Queimadas é fogo. Apague essa ideia”. Promovida pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), a primeira tropeada tem o sentido de ‘dar um abraço na serra’ e conscientizar os produtores rurais, sobre os riscos de se provocar queimadas.

Tendo como vários pontos de apoio durante o trajeto e encerramento no Balneário de Lajedo, na tropeada cada integrante usa um alforje, que contém mantimentos e cartilhas com informações sobre Práticas Alternativas ao uso do fogo e os dez mandamentos da

Queimada Controlada.

Antes de iniciar a viagem a comitiva tomou um reforçado café da manhã na sede do Sindicato Rural de Palmas e recebeu as orações do padre Aderson, da Paróquia de Taquari e do pastor, Neimar. Padre Aderson, que é um dos integrantes da comitiva, enfatizou a proposta do evento durante sua mensagem religiosa. “Pedimos a Deus para multiplicar essa ideia e conquistar a consciência de todos os produtores rurais para que tenham uma cultura diferente quanto ao uso das queimadas”.

O presidente do Sindicato Rural de Palmas, Antonio Jorge, é um dos participantes do evento. “É muito importante pois, os focos de queimadas aumentam principalmente no período critico de agosto a setembro”, disse.

Para o secretário da pasta, Roberto Sahium, todo o ano o município de Palmas sofre com as queimadas e é preciso intensificar as ações de conscientização junto aos produtores rurais. “Nosso objetivo é conscientizar o produtor rural sobre o uso correto das queimadas controladas, por isso estamos distribuindo as cartilhas com os dez mandamentos, e tecnologias para reduzir as queimadas”, ressaltou.

Durante a subida da serra, os tropeiros encontraram com o empresário e piloto de rally, Matheus Sales, que participava dos treinos para o Rally Baja 500 que acontece no próximo final de semana, em Palmas. Matheus Salles recebeu orientação e a cartilha das mãos do secretário, Roberto Sahium. “Excelente iniciativa, pois o uso de queimadas não é o mais correto, por isso é preciso fazer esse trabalho de orientação e conscientização”, disse.

Suporte

Durante a tropeada os cavaleiros recebem todo apoio logístico, como o fornecimento de água para a tropa, alimentação e pouso.

O evento conta também com o apoio da Guarda Metropolitana Ambiental, Fundação do Meio Ambiente de Palmas, e de uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), contendo um condutor e um técnico socorristas.

 

Márcio Greick


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

Negociação de Dividas Energisa 240x240 2

Web Banner 240x240px Cidade Encantada Energisa PP

ferpam 240x82

durax 240x72

pub diario folha da cidade 270 340

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.