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Valério Zelaya

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Há dez anos a família de Marleide Borges tem uma tradição: esperar ansiosamente pelo mês de junho. O motivo não é apenas pela diversão, beleza das quadrilhas juninas ou sabor das comidas típicas. A razão da ansiedade é que, com o Arraiá da Capital, promovido pela Prefeitura de Palmas, a família Borges tem a possibilidade de aumentar a renda, através de uma barraca de alimentação montada durante os quatro dias do evento.

A 23ª edição do Arraiá da Capital será realizada entre os dias 18 a 21 de junho no Ginásio Ayrton Senna, em Taquaralto. Este ano, o Arraiá vai contar com 20 barracas de alimentação, dois pontos de sorveteiro e 10 pontos de pipoqueiro.

Segundo Marleide Borges, o evento tem sido aprimorado a cada ano, o que só fortalece seu desejo de continuar participando. “Percebi que nos últimos dois anos, a estrutura tem melhorado bastante, está mais organizado, isso melhora o aspecto do evento como todo e estimula ainda mais a gente”, avaliou.

Marleide é natural de Goiânia, mas mora há 12 anos em Palmas. Ela contou que sempre trabalhou com comercialização de alimento, especificamente de caldos. Por isso, assim que chegou a Palmas, buscou logo montar uma barraca na Feira da 304 Sul, no intuito de conquistar renda fixa para a família. “Foi aí que ganhamos ainda mais experiência e decidimos participar de grandes eventos, como o Arraiá. E foi ótimo porque temos retorno de, em média, 30% do investimento, o que equivale a quase R$ 4 mil. Nesse ano, esperamos alcançar um valor ainda maior”, planeja a comerciante.

Para Marleide, o evento é uma forma de a Prefeitura contribuir diretamente com a renda de várias famílias. Além disso, o serviço oferecido por ela e demais comerciantes durante eventos como o Arraiá proporciona uma “via de mão dupla” entre cidadão e poder público. “Vejo que as duas partes saem ganhando. Precisamos que a Prefeitura monte a estrutura da melhor forma possível e nós retribuímos oferecendo um bom atendimento ao público, consolidando o evento. É uma parceria”, pontuou a comerciante.

Outro exemplo de como o Arraiá contribui para o crescimento da economia local é a barraquinha de produtos especializados em milho do comerciante João de Paula. Há cinco anos participando do Arraiá, ele comemora a possibilidade de ter um ponto extra para comercializar seus produtos. “Já tem uns dez anos que vendo pamonha e outros produtos de milho. Depois que comecei a vender também no Arraiá, meu negócio cresceu bastante e tenho como juntar dinheiro mais rápido”, disse o comerciante.

Além da renda extra, João de Paula conseguiu com o Arraiá mais prestígio para seu comércio, pois ele já foi premiado como a “melhor barraca”, em 2013. “No ano passado, ficamos em segundo lugar. Agora, queremos ser novamente o primeiro, e vamos melhorar ao máximo nossos produtos para ganhar”, frisou.

O diretor de Articulação e Difusão Cultural, da Fundação Cultural de Palmas (FCP), Cícero Belém, explica como é feita a seleção das barracas de alimentação para o Arraiá da Capital. “Para ser aprovado, o comerciante é avaliado em alguns pré-requisitos, como experiência e variedade de cardápio”, explica o diretor.

Organização e premiação

O Arraiá da Capital contará com apresentação de músicos locais e nacionais, como a Família Braga, no dia 18, e Elba Ramalho, dia 19. O investimento destinado para a edição 2015 é de R$ 700 mil, que será distribuído entre as 20 quadrilhas que vão participar da competição.

Além da escolha da melhor quadrilha, o evento promove outro concurso. Através de uma comissão formada por funcionários da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), é escolhida a melhor barraca. Segundo Cícero Belém, a comissão avalia, entre outros fatores, o cardápio, a criatividade e atendimento ao público. “No último dia do evento, também anunciamos a melhor barraca. O comerciante ganha um troféu e já tem garantida a vaga para participar novamente do Arraiá no ano seguinte”, disse Cícero Belém.

Andréia Rocha


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