CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

FOTO: Elizeu Oliveira

RGPO~Ç0OI9L.jpg

O governador do Tocantins, Marcelo Miranda, assumiu compromisso de apoiar projetos para beneficiar a agricultura familiar e promover a regularização fundiária no estado durante audiência com representantes do Incra e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O encontro ocorreu no dia 19 de agosto, na sede do executivo estadual, em Palmas.

Para o governador é fundamental investir e dar condições de trabalho aos agricultores familiares. “Precisamos desenvolver projetos que atendam efetivamente esse público. O governo está à disposição para trabalhar junto e colocar projetos em prática”, disse.

O superintendente do Incra no Tocantins, Edvaldo Soares Oliveira, afirmou que a parceria é fundamental para assegurar investimentos e benefícios para os agricultores tocantinenses nas áreas de infraestrutura, assistência técnica, produção, abastecimento e saneamento rural. “A cooperação dos entes governamentais é imprescindível para estimular o desenvolvimento dos assentamentos.”

De acordo com o delegado federal do Desenvolvimento Agrário no Tocantins, Sílvio Ney Barros Monteiro, o apoio do executivo estadual é importante para garantir a execução das políticas públicas do MDA. “Isoladamente não beneficiaremos o público de nossas ações e por isso é necessário trabalhar em parceria para o desenvolvimento do meio rural”, comentou.

A regularização fundiária de posses urbanas e rurais foi outro tema discutido na audiência. Para o coordenador estadual de regularização fundiária do MDA, Geylson Galvão Sales, é preciso avançar na titulação das terras federais e estaduais para combater a grilagem de terras e conflitos fundiários no campo. “O Programa Terra Legal deseja retomar a discussão com o governo do Tocantins para ampliarmos a titulação dessas áreas”, explicou.

Segundo o presidente do Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), Júlio César Machado, o encontro sela um pacto de trabalho e de interesse comum. “Agora vamos fazer uma agenda permanente para que cada órgão, no âmbito das suas atribuições, possa discutir projetos comuns e contribuir com o desenvolvimento do estado”, destacou.

Novo encontro será realizado com a participação de representantes da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário, Incra, Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), Itertins, Programa Terra Legal e Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro) para construir uma pauta de ações e projetos para a agricultura familiar.

Com informações da Secom Tocantins

Assessoria de Comunicação do Incra Tocantins


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

Negociação de Dividas Energisa 240x240 2

Web Banner 240x240px Cidade Encantada Energisa PP

ferpam 240x82

durax 240x72

pub diario folha da cidade 270 340

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.