CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3


IMG 20151120 WA0006

Localizado no povoado do Príncipe, na zona rural do município de Natividade


Com o objetivo de verificar se garimpeiros, que atuam na região sudeste do Tocantins estariam utilizando artefatos explosivos de forma irregular ou cometendo algum tipo de crime ambiental, foi realizada uma operação conjunta da Delegacia Estadual do Meio Ambiente (DEMA) e Exército Brasileiro, por meio do 22º Batalhão de Infantaria de Palmas, no dia 18 de novembro, que resultou na apreensão de 26 bananas de dinamite e na prisão em flagrante de Jonas Batista Dias, 52 anos, que estava de posse dos artefatos, sendo autuado em flagrante pelo crime de posse ilegal de explosivos.

Conforme o delegado Marcelo Falcão, titular da DEMA, por volta das 14h, a força-tarefa composta por policiais civis e militares do exército chegou até um garimpo localizado no povoado do Príncipe, na zona rural do município de Natividade, onde encontraram vários trabalhadores descansando. Após se identificarem, os policiais perceberam quando um dos homens tentou se desvencilhar de um saco.

De imediato, os agentes pegaram o saco de linhagem e localizaram em seu interior, 26 bananas de dinamite (material controlado pelo exército), além de 10 estopins, utilizados para detonar os explosivos. Ao ser indagado, Jonas afirmou aos policiais que não possuía autorização para utilizar os artefatos explosivos. De imediato o indivíduo recebeu voz de prisão e foi encaminhado à delegacia de polícia civil de Almas, onde foi autuado em flagrante por posse de explosivos. Sobre a origem dos explosivos, Jonas se negou a dizer onde e com quem teria conseguido os artefatos.

Após os procedimentos cabíveis, Jonas foi recolhido à carceragem da cadeia pública de Natividade, onde permanecerá à disposição do poder judiciário.

Durante a operação, que contou com a participação de peritos da polícia científica, foi investigado desvios de explosivos, bem como sua autorização sem a devida autorização, uma vez que esse tipo de artefato é comumente utilizado por criminosos na explosão de caixas eletrônicos, em várias cidades do Estado.

Rogério de Oliveira / Governo do Tocantins


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

Web Banner 230x230px Energisa Dom Orione 2018 3

Banners Sites 240x240

ferpam 240x82

durax 240x72

pub diario folha da cidade 270 340

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.