CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

DSC00024 2

O fogo foi a maior conquista do ser humano na pré-história. A partir desta conquista o homem aprendeu a utilizar a força do fogo em seu proveito, extraindo a energia dos materiais da natureza ou moldando a natureza em seu benefício. O fogo serviu como proteção aos primeiros hominídeos, afastando os predadores. Depois,

o fogo começou a ser empregado na caça, usando tochas rudimentares para assustar a presa, encurralando-a. Foram inventados vários tipos de tochas, utilizando diversas madeiras e vários óleos vegetais e animais. No inverno e em épocas gélidas, o fogo protegeu o ser humano do frio mortal. O ser humano pré-histórico também aprendeu a cozinhar os alimentos em fogueiras, tornando-os mais saborosos e saudáveis, pois o calor matava muitas bactérias existentes na carne.

O fogo também foi o maior responsável pela sobrevivência do ser humano e pelo grau de desenvolvimento da humanidade, apesar de que, durante muitos períodos da história, o fogo foi usado no desenvolvimento e criação de armas e como força destrutiva.

Na antiguidade o fogo era visto como uma das partes fundamentais que formariam a matéria. Na Idade Média, os alquimistas acreditavam que o fogo tinha propriedades de transformação da matéria alterando determinadas propriedades químicas das substâncias, como a transformação de um minério sem valor em ouro. (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre)

Aí está a questão do fogo ! Serviu o homem nos seus primeiros momentos de evolução moderna, agora destrói o planeta e o homem em plena geração moderna. Parece uma ironia, mas a não sabedoria do homem moderno em usar tecnologias disponíveis acaba ateando fogo no planeta de forma desordenada, causando assoreamento e morte de nossa fauna, flora e leito dos rios. É a morte do homem moderno.

Nessas épocas de seca, de chuva quase zero, aqui no Tocantins e em grande parte do Brasil e do Mundo o fogo a cada ano mata. Mata seres humanos , animais e florestas inteiras, as vezes tocado criminalmente.

Além do desenvolvimento industrial para os grandes fornos das indústrias de minérios que se usa a lenha, carvão, gás e a eletricidade, a prática do fogo é utilizada na pecuária para limpeza das pastagens e queimadas de arbustos em derrubadas. Essas últimas ações estão sobre constante vigilância dos órgãos protetores, mas mesmo assim mais de 50% das árvores do planeta terra já foram derrubadas segundo pesquisas já realizadas.


Texto: Luiz Barbosa Aguiar


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

ENERGISA OUTUBRO 240x240

Mídias Sites 240x240

ferpam 240x82

diario do tocantins OBRAS PELA CIDADE 240x570 1

durax 240x72

pub diario folha da cidade 270 340

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.