CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

Cláudio Paixão / Governo do Tocantins

cerimonia dos JMI

Nos próximos dez dias, a capital do Tocantins será o cenário do encontro de grande diversidade de povos, línguas e culturas do mundo. O governador Marcelo Miranda participa da abertura oficial da primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI) nesta sexta-feira, 23, às 17h30, na Vila dos Jogos, em Palmas. O evento contará com a presença da presidenta Dilma Rousseff e de autoridades locais, estaduais e federais.

Para Marcelo Miranda, com a realização deste evento, o Tocantins vive um momento histórico em que devem ser celebrados e colocados em evidência todos os povos. O evento é organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Ministério dos Esportes e Prefeitura de Palmas com o apoio do Governo do Estado.

Com a presença de indígenas de 23 países e mais 24 etnias brasileiras, os jogos serão realizados de 23 de outubro a 1º de novembro e contarão com atividades esportivas, culturais, passeios turísticos, gastronomia e feira de artesanato. Durante este período, a expectativa é que cerca de 300 mil pessoas circulem pela Vila dos Jogos, que possui uma área total de 260 mil m².

A vila é composta por: Arena Green (palco principal dos jogos), o Estádio Nilton Santos (que receberá as competições de futebol), duas estruturas de feiras temáticas (a Feira de Agricultura Familiar Indígena e a Feira das Artes Indígena), Oca da Sabedoria, Oca Digital, Aldeia Okara, além de praça de alimentação, posto de atendimento médico e estruturas de segurança.

Nilton Santos

Para realização dos jogos, o Governo do Estado reformou o Estádio Nilton Santos, que abrigará os jogos de futebol. Com a reforma, o espaço passou a contar com um sistema de combate a incêndio, de acordo com as normas do Corpo de Bombeiros. Uma nova pintura foi feita no estádio e arquibancadas; todas as instalações elétricas e hidráulicas foram trocadas, além de melhorias no guarda-corpo para maior segurança aos torcedores; adequação no sistema de abastecimento de água potável e reforma e climatização das seis cabines da imprensa..

 


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

Negociação de Dividas Energisa 240x240 2

Web Banner 240x240px Cidade Encantada Energisa PP

ferpam 240x82

durax 240x72

pub diario folha da cidade 270 340

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.