CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

 Sinais e Sintomas do Câncer de Pulmão de não Pequenas Células

is 1Plumão com câncer - Imagens - WEB

 is 2Células cancerígenas

 A maioria dos cânceres de pulmão não provocam quaisquer sintomas até que se disseminam. Os sinais e sintomas mais comuns do câncer de pulmão são:

*Tosse.
*Dor no peito.
*Rouquidão.
*Perda de apetite.
*Falta de ar.
*Fadiga.
*Tosse com expectoração mucosa.
*Tosse com expectoração com sangue.
*Infecções.

Quando a doença já se disseminou para outros órgãos pode provocar:

*Dor óssea.
*Alterações no sistema nervoso.
*Icterícia.
*Nódulos próximos à superfície do corpo.

Entretanto, a maioria desses sintomas pode ser causada por algo diferente do câncer de pulmão. Ainda assim, se você tiver qualquer um desses sintomas, é importante consultar o seu médico imediatamente para que a causa seja diagnosticada e, se necessário, iniciado o tratamento.

Alguns cânceres de pulmão podem causar um grupo de sintomas muito específicos, que são descritos como síndromes:

Síndrome de Horner. Tumores localizados da parte superior dos pulmões (às vezes, chamados Tumores de Pancoast) podem danificar um nervo no pescoço, causando uma dor intensa no ombro. Ocasionalmente, estes tumores também podem causar um conjunto de sintomas, denominados síndrome de Horner, que inclui: ptose palpebral (queda de uma pálpebra), miose (constrição da pupila), enoftalmia (afundamento do olho) e anidrose (transpiração diminuída do lado afetado da face). Os tumores de Pancoast podem às vezes provocar dor severa do ombro.

Síndrome da Veia Cava Superior. A veia cava superior é a veia que leva o sangue da cabeça e braços de volta ao coração, passando ao lado da parte superior do pulmão direito e dos nódulos linfáticos no interior do tórax. Tumores nesta área podem pressionar a veia cava superior, fazendo com que o sangue retorne para as veias. Isto pode provocar inchaço na face, pescoço, braços e parte superior do tórax, além de dores de cabeça, tontura, e alteração na consciência se afetarem o cérebro. Embora a síndrome da veia cava superior possa se desenvolver gradualmente ao longo do tempo, em alguns casos pode tornar-se um risco à vida, e deve ser tratada imediatamente.

Síndromes Paraneoplásicas. Alguns tipos de câncer de pulmão podem funcionar de forma semelhante a órgãos secretores de hormônios, substâncias que entram na corrente sanguínea, causando problemas em tecidos e outros órgãos, mesmo que não haja metástase. Estes problemas são denominados síndromes paraneoplásicas, e muitas vezes podem ser os primeiros sintomas do câncer de pulmão. Algumas das síndromes paraneoplásicas mais comuns, que podem ser causadas pelo câncer de pulmão de não pequenas células, incluem: hipercalcemia, crescimento excessivo de alguns ossos, coágulos de sangue e ginecomastia.

Mais uma vez, muitos dos sintomas citados podem ser causados ​​por outras condições, por isso é importante consultar imediatamente um médico, para que a causa seja diagnosticada e, se necessário, tratada

Equipe Oncoguia*

Fonte: American Cancer Society (16/10/2016)


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

300x250 1

Banners Sites 240x240

ferpam 240x82

ENERGISA BANNER SETEMBRO

durax 240x72

pub diario folha da cidade 270 340

PROMOVA SEU NEGÓCIO

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.